A população de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, inteditou ontem a PR-092, no quilômetro 40, para cobrar do governo estadual a pavimentação dos 54 quilômetros, entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul. A paralisação, que começou às 7 horas, deveria se estender até as 19 horas de ontem.
Segundo o prefeito de Cerro Azul, Adjahyr Bestel, a falta de pavimentação prejudica o escoamento da produção de mimosa - principal produto econômico do município. No ano passado, os produtores de Cerro Azul perderam quatro milhões de caixas de mimosa, o equivalente a R$ 20 milhões. A produção anual de mimosa no município é de nove milhões de caixas.
‘‘Esperamos pela pavimentação há 30 anos. Se nosso pedido fosse atendido, teríamos mais compradores para nosso produto’’, afirma. ‘‘Em outubro do ano passado, o governador Jaime Lerner prometeu que pavimentaria a estrada. No dia 1º de outubro, as máquinas chegaram à região, mas 15 dias depois elas sumiram.’’
Segundo o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Paulinho Dalmaz, as obras não começaram ainda por causa da mudança de gestão. ‘‘Sabemos da necessidade da pavimentação e do compromisso assumido pelo Governo, mas estamos esperando a liberação do orçamento para realizar as obras’’, diz. ‘‘Os moradores da região são privilegiados porque já têm a obra licitada e as empresas contratadas. Em vez de protestarem, deveriam vir conversar com a gente.’’ Dalmaz afirmou que na metade deste ano as obras devem estar em andamento.

mockup