Morador de assentamento denuncia pedágio
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de abril de 2002
Maranúbia Barbosa Reportagem Local 
A cobrança de pedágio e a extorsão contra moradores do Assentamento São Rafael, zona leste de Londrina, obrigaram o eletricista José dos Santos, 51 anos, a abandonar a casa. Ele relatou que dois homens, conhecidos pelos nomes de Jair e Gaspar, tentaram matá-lo anteontem, disparando dois tiros. Os suspeitos, que também tentaram esfaqueá-lo, queriam que o eletricista comprasse uma jaqueta para dar a eles.
De acordo com Santos, mais da metade dos moradores do assentamento é constantemente ameaçada. Todos têm que pagar, de R$ 2,00 até R$ 10,00 por dia, denunciou. Os que desafiam e não concordam com a cobrança do pedágio se vêem obrigados a largar tudo para trás e ir embora. Os que ficam se sujeitam a cumprir as regras deles (os bandidos), complementou ele. Jair, um dos acusados da tentativa de homicídio, seria fugitivo de um presídio de São Paulo.
A polícia, afirmou o eletricista, só vai ao assentamento quando algo de muito grave acontece. A cobrança do pedágio, declarou, não é novidade para ninguém. Ele disse que, assim como os outros moradores, se sente abandonado pelos órgãos responsáveis pela segurança. Só por Deus, lamentou Santos.
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rubens Guimarães, disse que o trabalho preventivo e ostensivo continua sendo realizado nos bairros da região leste. Mas disse que vai verificar especificamente o caso do Assentamento São Rafael.
A idéia de dividir as regiões em sub-áreas e setores tem dado certo, tanto que conseguimos bons resultados no (Jardim) João Turquino. O problema é que ainda temos déficit de soldados, afirmou Guimarães, lembrando que duas pessoas que cobravam pedágio no bairro citado foram tiradas de circulação (uma foi presa e outra morta). O comandante também destacou que as denúncias feitas pela comunidade continua sendo primordial para resolver casos como o do Santos. (Colaborou Emerson Dias)


