A Sesp (Secretaria da Segurança Pública do Paraná) deflagrou a operação GPS-5 nesta quinta-feira (1º) contra pessoas que fazem uso de tornozeleira eletrônica, mas que descumpriram as regras de uso do equipamento. Participaram da ação as policiais Civil, Militar e Penal, que cumpriram 75 mandados de prisão em dez cidades do Estado. Na região de Norte foram quatro presos, sendo três em Londrina e um em Ibiporã.

Três dos detidos, inclusive, estavam trabalhando, entretanto, infringiram as determinações anteriormente. “Checamos esses quatro mandados na região e vimos que eram pessoas que não estavam cometendo infrações, porém, em algum momento descumpriram uma medida. Por exemplo, uma pessoa pode trabalhar dentro de um raio de quilômetros. Se arrumar emprego em outra região, é só pedir autorização para o poder judiciário para que isso seja adequado. A pessoa não pode, sabendo da regra, sair sem dar qualquer explicação”, alertou Amarantino Ribeiro, delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial.

LEIA TAMBÉM:

= Central de Flagrantes vai para novo endereço em até 60 dias

= Grupo criminoso de Londrina é desmantelado por extorsão e agiotagem

12 MIL PESSOAS

O Paraná tem aproximadamente 12 mil pessoas com tornozeleira monitoradas. A verificação é feita pelo Centro Integrado de Comando e Controle. “Seja a falta de apresentação em juízo, o descumprimento de um horário que deveria estar em casa, o descumprimento do perímetro que não poderia ultrapassar. Essas medidas são de extrema importância, porque a tornozeleira é eficaz se for fiscalizada. Ações como essa fazem com que as pessoas que estão utilizando a tornozeleira saibam que se infringirem as medidas impostas sofrerão sanções”, ressaltou.

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.