Curitiba - Para reduzir o nível de desconhecimento sobre o linfoma e mostrar à população sobre os sintomas da doença, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) realizam em Curitiba a campanha "Existe um câncer que você não conhece". Até o dia 28 de novembro, serão entregues materiais informativos sobre a doença, os sintomas e as formas de tratamento do linfoma.
O ponto de mobilização na cidade é a Rodoferroviária de Curitiba. Foi lá que o técnico em alarmes, Anderson Cleiton Pereira, 22 anos, soube mais sobre a doença que conhecia apenas "por cima". "(O material) explica bem, mas acho que poderia ser divulgado na Rua XV (de Novembro), que tem mais gente", sugere.
A Abrale também presta orientações e sana as dúvidas das pessoas que já estão em tratamento. A representante da instituição em Curitiba, Crhislaine Souza, encontra semanalmente os pacientes do linfoma nos hospitais da Capital e esclarece todas as dúvidas sobre a doença. "Se elas entenderem o problema e seguirem o tratamento, a cura é mais rápida", conta. (C.G.B.)

mockup