Missa à padroeira atrai mil fiéis
Mais de mil pessoas assistiram ontem pela manhã, na Catedral Metropolitana de Curitiba, à missa em homenagem ao dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade. A missa foi celebrada pelo arcebispo D. Pedro Fedalto e, apesar do feriado e do mau tempo, a igreja estava lotada. Houve quem tivesse ido embora por falta de espaço.
A dona de casa Ariete de Andrade Mickosz, 62 anos, participa da programação da Catedral desde 1950. Frequento todas as novenas e missas da festa de Nossa Senhora da Luz. É a festa da mãe de Jesus, a principal da Catedral Metropolitana, disse. Ontem também celebrou-se o nascimento de Maria no mundo inteiro.
As comemorações continuaram durante o dia. A novena de Nossa Senhora da Luz estava programada para as 15 horas. Às 18 horas, haveria missa, procissão com a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais pela cidade e benção para as gestantes.
Mil e quinhentas pessoas estavam sendo esperadas para a procissão. Os fiéis sairiam da Catedral e passariam pelas ruas Barão do Serro Azul, Moreira Garcez, Tobias de Macedo, Riachuelo, Rua XV e Monsenhor Celso, até voltar à Praça Tiradentes. A imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais ficará na Catedral até o dia 11 de setembro, quando deve sair novamente em procissão, rumo à Festa de São Francisco da Ordem.
História - Foram os primeiros povoadores de Curitiba que escolheram Nossa Senhora da Luz dos Pinhais como padroeira da cidade. Eles seguiam a antiga devoção portuguesa, com início nas lutas entre mouros e cristãos, na velha Lisboa.
A primeira imagem da Virgem em Curitiba foi colocada em 1640, numa igreja primitiva, entre as primeiras casas de mineradores de ouro. A segunda foi para a igreja matriz, que substituiu a capela original em 1720. A terceira - hoje exposta no altar da Catedral - veio para a cidade em 1889. Em 1975, a imagem foi restaurada depois de ter sido quebrada num atentado em setembro de 1974. A imagem do Menino Jesus que está em seus braços é uma réplica feita em dezembro de 1984. O original foi roubado em feveiro daquele ano, quando assaltaram a Catedral.
A padroeira é lembrada em Curitiba também pela Vila Nossa Senhora da Luz, criada em 1966, e pela Avenida Nossa Senhora da Luz, entre os bairros Hugo Lange e Jardim Social. (A.C.)





