Cidades Atualizado em 10/01/2019, 00:00
Miss Brazil América Teen
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Dos 800 mil funcionários públicos norte-americanos, apenas 20% deles haviam comparecido às repartições, mesmo sem ter a certeza de que receberão seus ordenados. Agora, todos pararam. A briga entre o presidente Donald Trump e a Câmara dos Deputados (com a maioria dos Democratas) continua. É briga de cachorro grande. Londrinenses que moram em Nova York contam que a situação é muito preocupante. Trump não volta atrás, não cede, os adversários políticos também não, e o mundo assiste a essa "briguinha" dentro da nação mais rica do planeta. Ainda. Os mexicanos nada falam, não se manifestam. E aquele povo todo, da América Central, que invadiu o México rumo aos EUA, pela "border", isto é pela fronteira, aguarda em silencio, e já deixados de lado pela mídia em geral.


O consultor Adnilson Hipólito e a fisioterapeuta Bruna Tizziani, proprietária da Espaço Premium Estética, acabam de retornar de viagem à Europa. Passaram o Natal em Londres (foto) e Ano Novo em Paris, na Champs-Élysées. Contam que fizeram uma viagem de férias após um ano de muito trabalho e conquistas. E foram de encontro à neve, pois fazia muito frio.
O advogado e professor de direito Luciano Odebrechet criou a Terroir Agrofloresta, que nasce com a missão de recuperar solos degradados, formar agroflorestas (integração entre lavoura, pecuária e floresta) para produção de alimentos orgânicos e madeira, com a utilização de tecnologias alternativas de sustentabilidade ambiental. Além disso, a Agrofloresta deverá promover o ensino-aprendizagem agroecológico, contribuindo com a recuperação e preservação da biodiversidade do planeta.
No Catuaí, entre os dias 11 e 13 acontecerá a promoção "Coisa de Louco". Portanto, de amanhã até domingo, com descontos em todas as lojas do shopping. Inclusive na gastronomia.
Dizem em Brasília que não foi a farra do boi, mas sim a farra do perdão. A JBS, enrolada na Lava Jato, ganhou mais de R$ 1 bilhão em alívio de dívidas.

O empresário Oswaldo Calixto, o conhecido Biro Biro, estará aniversariando sábado próximo, dia 12, e certamente receberá os cumprimentos do seu grande círculo de amigos. Ele é fundador da Londripeixe, que é a principal empresa de pescados do Norte do Paraná, e atende o Paraná todo. No ano passado ampliou a área de atuação, com a nova loja inaugurada na Gleba Palhano. Oswaldo Calixto diz que os produtos mais solicitados tem sido os filés de congro, de merluza e de linguado, além dos camarões, lagostas, lagostins e vieiras, que parecem aquela concha da massa conchiglione ou da concha da Shell. Cada vez mais restaurantes, buffets e particulares solicitam os produtos selecionados pelo expert Biro Biro. Saúde e parabéns pelo aniversário no sábado.
Na Igreja Matriz de Bela Vista do Paraíso chegando novo padre, recentemente escolhido pela Arquidiocese de Londrina.
Disse Millôr Fernandes, saudoso humorista e cronista brasileiro - "O tempo não existe; só existe o passar do tempo!"
Faça sol ou chuva, a feijoada de sábado estará na mesa de quem for almoçar no Bella Itália, no Hotel Bristol. Foi o que disse o chef Márcio.
Ela é engenheira civil, formada pela UEL, turma de 1983, mas desde 84 que está residindo fora de Londrina, embora venha sempre para cá, visitar a família e os amigos e também a trabalho. Mari Angélica Covelo Silva é filha do saudoso tenente e professor Raul Silva, que foi instrutor do Tiro de Guerra de Londrina e professor da UEL, no departamento de Ciências Sociais, curso de direito da universidade. Como se sabe, ele faleceu em 2012. Ela iniciou sua carreira profissional estagiando em canteiros de obras da Cebel, nos anos 80, aqui na cidade. Após se formar, fez mestrado na área de Construção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e, anos mais tarde, fez doutorado na área de construção, na Escola Politécnica da USP. Mari Angélica fez parte da comissão de estudos da ABNT, que elaborou a ABNT NBR , que trata de edificações habitacionais, desempenho e que este ano de 2019 entrará em revisão. Com relação ao que mencionamos nesta Coluna, sobre condições de projeto que levem em conta o envelhecimento da população, afirma ela que "isto é também tema de grande discussão nos meios técnicos de São Paulo, por exemplo. O decreto-lei 9451, publicado em 26 de julho de 2018, dá um importante passo neste sentido, no que diz respeito à adaptabilidade prevista em normas e leis já existentes, que para as edificações residenciais só se referem a áreas comuns. A partir de 2020, o comprador de um apartamento poderá solicitar a adaptação de sua unidade para ser totalmente acessível (larguras de portas, banheiros, etc.) , segundo a principal norma que a ABNT NBR 9050, desde que até o início da obra sem que lhe sejam cobrados valores adicionais por isso. E também e excluídos os casos em que o sistema construtivo utilizado não permite, como é o caso dos sistemas em que as paredes têm função estrutural". Sobre os outros problemas de barulho, pisos e etc, ainda voltaremos ao assunto.

Em dezembro último, a fonoaudióloga Cristiane Fumagalli participou de jantar em comemoração ao Dia do Fono e recebeu, na ocasião, do Conselho Regional de Fonoaudiologia o reconhecimento de "Amigo da Fono", pela contribuição dada a esta classe de profissionais da saúde. Ele iniciou este 2019 com novos desafios à frente de sua Clinica Invita

O Ministério da Educação autorizou o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Paraná a instalar um campus na cidade de Arapongas. Será a sua 26ª unidade. Isso é o resultado de uma articulação direta da deputada federal eleita Luisa Canziani e do deputado federal Alex Canziani. "O anúncio ocorre exatamente quando a lei que criou os institutos federais, que tive a honra de ser o relator, completa dez anos. É um belo presente", comemorou Canziani. Ele destacou os esforços do então secretário de Educação Profissional e tecnológica do MEC, Romero Portella Raposo Filho, e do reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta.



