Josoé de CarvalhoMaria Tereza Cofano é professora de Ronaldinho em MilãoEla mora na Via Broggi 13, em Milão, mas nasceu em Puglia, uma bela região do sul da itália. A profa. Maria Tereza Cofano ensina italiano para estrangeiros e tem entre seus alunos o famoso Ronaldinho, centroavante do Milan e da seleção brasileira, que acaba de ganhar a Copa do Rei na Arábia Saudita.
•Mas antes de conhecer Ronaldinho e sua noiva Suzana Werner, para quem também deu aulas de italiano, este ano, ela já conhecida o Brasil. Veio agora pela oitava vez e esteve em Londrina, para visitar o casal Dinaura-Sérgio Gomes, ela juíza do Trabalho e ele juiz da 5ª Vara Criminal. Aqui passou dois dias e disse-me que ficou encantada com os anfitriões e com a cidade.
•O juiz Sérgio Gomes foi seu aluno de italiano, quando ele fez curso de especialização naquele país. Ele fala tão bem a língua, disse ela, que poderia dar aulas de italiano se quisesse. Gostou muito de ouvi-lo cantar. Espera que Dinaura e Sérgio Gomes visitem-na em Milão nas próximas férias.
•Maria Tereza Cofano fala seis idiomas. Formada em espanhol, ela aprendeu o português-brasileiro com um casal de Minas Gerais que chegou a Milão e a procurou para aprender italiano. Ela conta que se encantou com o nosso modo de falar. Veio ao Brasil pela primeira vez em 84 e já veio mais seis vezes.
•Perguntou-me qual a região que melhor fala o português-brasileiro no país? Respondi que pelo que conheço é o Norte do Paraná. Quem não tem o erre caipira do interior paulista, o acentuado do baianês e nem o erre carregado como o carioca. Ela foi daqui para Florianópolis, para conhecer a fala de lá. Eu lhe disse: conversam meio cantando, com grande influência dos açorianos.
•Ela dá aulas para vários executivos brasileiros em Milão, e quase toda a colônia brasileira, naquela cidade italiana, passou por ela. Maria Tereza me disse que é uma italiana de alma brasileira, tal a sua identificação com nossa gente. Gosta muito também do Senegal. Fala a língua daquele país e sabe tudo sobre suas danças e cultura. Morena, alegre, de excelente astral, adora o nosso café, gostou muito de Londrina e disse que no belo apartamento de Dinaura e Sérgio Gomes sentiu-se como estivesse com sua família. Candidata de Arapongas

mockup