Fabiana Almeida Ferreira, 29 anos, perdeu o período de matrícula para a 5 série porque passou novembro e dezembro inteiros no hospital, acompanhando seu filho de 3 anos, que tem deficiência. ''Expliquei para a diretora o meu problema e pedi para segurar a vaga, mas quando fui fazer a matrícula disseram que não havia mais vaga. Procurei outra escola e me puseram na lista de espera. Meu filho tem 14 anos e está na 5 série. Não pode perder mais um ano'', desabafou, acrescentando que gastou mais da metade do salário do marido para comprar o material didático de quatro dos cinco filhos.
Além da preocupação com o futuro do filho, Fabiana teme que, fora da escola, ele se envolva com jovens infratores. Por isso, embora tivessem disponibilizado uma vaga para o menino em uma turma noturna de uma escola no Jardim Paraíso (ela mora no Milton Gavetti), ela recusou. ''É longe, e ainda de noite. A bandidagem cresce, a criança se envolve e depois quem é que vai ajudar? E quando acontece alguma coisa eles ainda vão culpar os pais.''
O motorista desempregado Carlos Alberto Souza Pinto até conseguiu uma vaga para o filho, mas preferiria que ele estudasse em uma escola mais próxima de casa. ''Meu filho perdeu o Cartão-Transporte, e eu não posso fazer outro porque custa R$ 15,00. Então ele começou a ir pra escola só hoje (ontem), porque um colega emprestou a bicicleta'', revelou.
Estudar em uma escola mais próxima, neste caso, pode fazer a diferença entre o filho frequentar ou não as aulas. ''Ano passado ele repetiu por falta e perdeu a vaga. A diretora disse que ele não apareceu nenhuma vez nos últimos dois bimestres. Saía de casa para estudar mas ficava na rua. Mas ninguém da escola ligou nenhuma vez para avisar'', lamentou, acrescentando que, se o garoto estudasse na escola que fica a 150 metros de sua casa, sua esposa poderia levar e buscar o filho todos os dias.
''A gente faz de tudo para que o filho estude, tira dinheiro do bolso, mas não adianta. Não sei o que fazer. Essa molecada está envolvida com coisas diferentes, tenho medo que meu filho entre nessa também'', confessou, informando que, aos 13 anos, seu filho está na 5 série. ''Além disso, só com a 5 série a pessoa não pega serviço em lugar nenhum'', observou. (A.I.)

mockup