O mês de janeiro em Londrina está sendo bem mais chuvoso que a média histórica. Até às 16 horas de ontem foram registrados na cidade 312 milímetros de chuva - mais que o dobro de toda a chuva registrada em janeiro do ano passado, 127 milímetros. O Sistema Meteorológico do Paraná (Sismepar) prevê a dissipação da frente fria e a diminução das chuvas contínuas a partir de hoje. Entretanto, as pancadas de chuvas, típicas do verão, devem continuar até março.
De acordo com a explicação dos meteorologistas, a chuva contínua que aconteceu em Londrina nesta semana é decorrente de uma frente fria que ficou estacionada sobre o Norte do Paraná e estados do Sudeste. Segundo o meteorologista do Simepar, Itamar Moreira, as nuvens que provocaram as chuvas contínuas dos últimos dias estão se dissipando e perdendo a força, permitindo que o tempo melhore hoje.
O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, afirma que estava previsto um janeiro mais chuvoso que a média história neste ano. Ele explica que janeiro, fevereiro e um período de março são os meses mais chuvosos no estado.