Mesmo sem 63 escolas prontas, alunos não deixarão de estudar
O ano letivo de 99 da rede estadual de ensino vai começar sem que as 63 novas escolas que vêm sendo construídas no Estado estejam concluídas. Mesmo assim, as secretarias Estadual da Educação e Municipal de Curitiba garantem que nenhum aluno ficará fora das salas de aula por falta de vagas. Para amenizar a dificuldade, a secretaria de Estado precisou implantar novos turnos, locar prédios e até centros comunitários.
A Escola Municipal Sady de Brito, no Bairro Novo, em Curitiba, é um exemplo da estratégia que vem sendo usada. Como a escola utilizava dois turnos, foi feito um remanejamento de todos os alunos para o período da tarde, deixando o prédio livre pela manhã. Segundo Zélia Maria Lopes Marochi, superintendente da Secretaria Estadual da Educação, numa parceira com a Secretaria Municipal da Educação, estudantes matriculados na rede estadual poderão estudar no mesmo local, mas apenas pela manhã. Neste horário o colégio passa a se chamar Escola Estadual Inês Vicente Baracz.
Já a Secretaria Municipal da Educação está vivendo uma situação contrária. Enquanto aguarda a conclusão da Escola Municipal Michel Khury, alunos vão estudar na Escola Estadual Aníbal Khury, que fica na mesma região, na saída para as praias paranaenses. Para isso, receberão transporte gratuito feito pela prefeitura, segundo o secretário da Educação, Paulo Schimidt.
Em todo o Paraná, a rede estadual espera receber 1,5 milhão de estudantes, e até o momento 99% deles já estão matriculados. Todos os alunos que já estavam estudando no ano passado foram matriculados. Agora estamos recebendo estudantes que estão mudando de endereço, cidade, explica Zélia Marochi.
Das 63 novas escolas em construção no Paraná, quatro estão instaladas em Curitiba. Construídas pela Fundação Educacional do Paraná (Fundepar), elas deverão estar prontas até julho deste ano. As que atenderão estudantes curitibanos devem ser entregues em abril. A Fundepar calcula que, em média, cada escola possui oito salas de aula - com capacidade para 45 alunos -que podem ser utilizadas em três turnos. Além dessas obras, a Fundepar está trabalhando em outras 152 escolas, que estão sendo reformadas.
Para informar sobre vagas nas escolas, a Secretaria Estadual da Educação mantém em funcionamento o Disque-Matrícula, no telefone 0800-419800.





