Josoé de CarvalhoDo ramoAndré de Mello e Sandro Bezerra, sócios da Londri-Esquife: fábrica de urnas poderá produzir para AcesfLondrina não conta com funerárias particulares, em consequência da exclusividade da Acesf neste setor do serviço municipal. Porém, pequenos empresários relegam este fato e mantêm em funcionamento fábricas de urnas mortuárias. Uma delas é a Londri-Esquife, que existe há cerca de um ano e fabrica mensalmente perto de 600 caixões.
Propriedade dos sócios André de Mello, José Cordeiro e Sandro Bezerra, a fábrica emprega 16 funcionários e produz seis modelos de urnas, que têm preços variando entre R$ 45,00 e R$ 280,00. Todos são fabricados com tábuas de pínus, madeira vinda de reflorestamento da região de Ortigueira. Os quatro vendedores da empresa comercializam o produto junto a funerárias do Paraná e no interior dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A empresa ainda não participou de licitação para vender caixões à Acesf, mas tem a intenção fazê-lo a partir do próximo ano. ‘‘Vamos passar a participar da concorrência e a vender para a Acesf, dentro do possível’’, comenta Sandro Bezerra.
Para a ampliar a produção, a fábrica mudou-se para dois barracões novos e está investindo na compra de novos equipamentos elétricos para as funções de serrar, alisar e lixar a madeira. Apesar de quase todo mecanizado, o processo de fabricação das urnas ainda utiliza a mão-de-obra nos detalhes acabamento, como forração interna e fixação das alças.
Os caixões são produzidos nos tamanho infantil - a partir de 60 cm - e adulto, com o comprimento médio de 1,90 cm. ‘‘Optamos por fabricar produtos com padrões populares, para facilitar a venda em maior quantidade e mais rápida. Mas estamos aparelhados para produzir caixões com melhor qualidade. O problema é que a situação está difícil para o comércio em geral, e precisamos vender para fazer capital de giro’’, afirma André de Mello.
(Osmani Costa)

mockup