Um menor se apresentou ontem à polícia como o autor do disparo que atingiu o garoto Dener Washington Cardoso Matias, de 10 anos, no último dia 14, no Jardim Leste-Oeste (Zona Oeste de Londrina). Ele procurou o delegado-operacional da 10 Subdivisão Policial (SDP) Jayme José de Souza Filho no início da tarde de ontem, acompanhado da mãe e de Marcelo da Conceição Camargo Gomes, 20 anos, que seria o condutor da moto Honda Titan preta usada para cometer o crime. O alvo dos disparos era Lincoln do Nascimento, 24 anos, mas uma das balas atingiu a cabeça da criança, que brincava na rua.
No início da semana a polícia cumpriu mandado de prisão preventiva contra Edson dos Santos Rodrigues, o ''Zóza'', que segundo testemunhas estaria dirigindo a moto. Zóza, que é morador antigo e bastante popular no Jardim Nossa Senhora da Paz, nega participação no crime e diz ser vítima de perseguição, por causa da rixa entre os dois bairros. Ele encontra-se detido na Casa de Custódia.
O suposto responsável pelos disparos apresentou a arma que teria sido utilizada no crime, as roupas que estava usando naquele dia e os documentos da moto. Segundo o advogado André Luiz Salvador, que defende Zóza, o adolescente disse que Lincoln disparou várias vezes contra ele na véspera, ao passar de carro. Na manhã seguinte, disposto a se vingar, o menor teria conseguido a moto com um conhecido que foi até o bairro comprar drogas. Gomes, por sua vez, disse ter sido forçado pelo menor a acompanhá-lo, pilotando a moto. ''Ele disse que seu eu não levasse ele, seria morto'', declarou.
Gomes tem passagem na polícia por receptação. Já o adolescente é foragido do Educandário São Francisco, em Curitiba. Até o fechamento desta edição, os dois estavam sendo ouvidos pelo delegado.
A briga entre gangues dos Jardins Leste-Oeste e Nossa Senhora da Paz começou há cerca de seis anos, provavelmente por uma disputa por pontos de venda de droga. Em 2003 a rivalidade atingiu seu pico, com trocas de tiros constantes na região e vários homicídios. Deste então a polícia efetuou prisões de alguns líderes das gangues e reforçou a atuação nos bairros. Nos últimos meses, porém, a rivalidade voltou a ficar aparente, com o fortalecimento do grupo do Nossa Senhora da Paz.

mockup