Menino mata amigo com tiro no peito
Rubens Burigo Neto
Especial para a Folha
O menino Kilver Castelhano Freitas, de apenas 11 anos de idade, morreu ontem à tarde, em Curitiba, depois que levou um tiro no peito do menor J.M.M., 14. O pai de J., Odair de Carvalho, dono do revólver calibre 38 usado pelo filho, foi preso em flagrante por não ter porte nem registro da arma. Vanessa Alice, delegada adjunta da Delegacia do Adolescente de Curitiba (DAC), disse que, antes de saber da morte do amigo, J. afirmou que o tiro foi acidental. Ele passou a noite detido na Delegacia do Adolescente e, hoje, vai ser encaminhado para a Vara da Infância e Juventude. O pai, dono de um bar na Vila Tingui, poderia ser solto mediante pagamento de fiança.
Segundo a delegada, J. contou que pegou a arma na terça-feira da semana passada. Naquela noite, revelou Vanessa, J. ficou com medo de que os pais, que estariam brigando muito, usassem o revólver. Ela disse ainda que o pai tinha conhecimento de que J. estava com a arma. Vanessa informou que o pai chegou a perguntar sobre a arma para o filho , e ele respondeu que a tinha escondido.
Ontem, por volta das 13 horas, J. foi à casa de Kilver levando o revólver carregado com 5 balas e outro projétil no bolso da calça. Chegando lá, retirou quatro balas do tambor antes de mostrá-la aos amigos. Vanessa informou que ele teria se confundido com o número de projéteis que estavam no bolso (cinco) e apontou para Kilver. Como ainda havia uma bala no tambor, o disparo foi fatal. Policiais do 4º Distrito Policial, que estavam fazendo uma ronda pelo bairro Santa Cândida, na Rua Mascarenhas de Moraes, encontraram o corpo do menino baleado. J. e o pai foram presos porque várias testemunhas contaram à polícia o endereço e o nome deles.
Kilver deu entrada no Hospital Cajuru às 13h45 e morreu, às 15h30, durante uma cirurgia. A assessoria de imprensa do hospital não deu detalhes sobre as causas da morte.





