Érika Pelegrino
De Londrina
Um fã clube recém-criado com central em Santos (SP), inspirou duas jovens – uma de Londrina e outra de Apucarana – a se unir para tornar mais alegre o Natal de crianças carentes. ‘‘Fazemos parte do fã clube do ator Paulo Vilhena e a coordenação deu a idéia para as filiais em diversas cidades fazerem uma campanha para arrecadar doações de Natal’’, conta Heloísa de Paiva Haguio, 14 anos. Ela e a amiga Crisleane Aparecida Guimarães Norbiato, 15 anos, gostaram da proposta e começaram a trabalhar.
As adolescentes aderiram à idéia por um motivo simples: ‘‘A gente precisa saber dividir. Tem tanta criança que não tem nada, que passa o Natal sem receber nenhum brinquedo, por que não tornar esta data um pouco mais feliz para estas crianças’’, comentou Crisleane.
Movidas pela vontade de ajudar, Heloísa e Crisleane começaram trabalhar na arrecadação de brinquedos, alimentos e roupas. Foram 15 dias de peregrinações e telefonemas, principalmente para fábricas. ‘‘Cada uma fazia os contatos em sua cidade. Depois juntamos tudo’’, conta Crisleane, que é de Apucarana. Não foi um trabalho fácil, segundo elas. ‘‘As pessoas nem sempre eram receptivas. Algumas já faziam doações para outros lugares, então ficava complicado colaborarem com a gente’’, conta Heloísa Haguio.
As garotas não se abalaram com os ‘‘nãos’’ e centraram energia naqueles que as recebiam bem. O resultado foram 250 bolas, 115 quilos de alimentos, 300 kits de doces e 60 peças de roupas, que estão sendo distribuídos em duas creches de Apucarana e duas de Londrina. Ontem, como o apoio do amigo Cilas Gomes que buscou as doações em Apucarana, as meninas estiveram na Creche Escola Rotary Haydée Colli Monteiro, no Jardim do Sol (zona oeste) que atende do berçário à pré-escola.
A alegria da criançada era contagiante. Uma bola, um saquinho de chicletes, algumas balas e outras guloseimas foram suficientes para deixar meninos e meninas exultantes. A reação das crianças fez com que Heloísa e Crisleane se sentissem um pouco como Papai Noel. ‘‘Esta é a melhor recompensa que podemos ter’’, afirma Crisleane. Heloísa, com um sorriso tímido, concorda enquanto entrega uma bola para a pequena Natália.
‘‘Ver o contentamento delas faz a gente se sentir muito bem’’, afirma. Crisleane já conhece bem este tipo de sentimento, pois desde pequena costuma fazer doações. Com simplicidade ela diz que sempre gostou de distribuir brinquedos para as outras crianças.
Para Heloísa esta foi a primeira experiência como ‘‘Papai Noel’’, mas ela cresceu vendo e ajudando a mãe, Zilda Haguio, que acompanhou as meninas nas distribuições, fazendo festas para crianças carentes, principalmente no dia de Cosme e Damião.
Nos próximos dias as duas adolescentes entregam o restante das doações para outras creches e já começam uma nova campanha. Elas vão aproveitar as férias para arrecadar livros e entregar em escolas públicas e bibliotecas, antes que o ano letivo recomece.

mockup