O delegado da Polícia Federal de Londrina, Cléo Mazzotti, explica que a alienação antecipada está prevista na recomendação 30/2010 do Conselho Nacional de Justiça e consiste na venda judicial, através de leilão público, para preservar o valor de bens apreendidos.
Ele explica que diferentemente da doação, que ocorre quando a pessoa já perdeu o bem, o leilão com alienação antecipada é para preservar o valor do bem apreendido e quando o processo ainda não foi concluído.
Mazzotti explica que os veículos são leiloados antes do processo terminar para que não haja desvalorização. '' O leilão antecipado é bom para todas as partes, pois a pessoa, caso seja inocentada, receberá em dinheiro o valor do bem que estava ao relento e provavelmente sofreria um processo de deterioração. A Polícia Federal terá o seu pátio desocupado e o custo de se guardar os veículos será reduzido'', comenta.
Somente no mês de julho a Receita Federal apreendeu em Foz 565 veículos, o que dá uma média de 18 apreensões por dia. Isso representa um montante de US$ 6,6 milhões, resultando numa evolução de 114% em relação a julho de 2010, quando havia sido registrado o valor de US$ 3,1 milhões.(V.O.)

mockup