Santa Isabel do Ivaí - Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina retornam amanhã para Santa Isabel do Ivaí (92 km de Paranavaí) depois de sete meses do início do maior surto de toxoplasmose já registrado em todo o mundo. Objetivo é reavaliar a situação de 400 pessoas atingidas pelaa doença, que tem como uma das principais consequências lesões nos olhos. Entre os pacientes estão seis bebês com visão comprometida por causa do protozoário responsável pela toxoplasmose. Três gestantes com resultados positivos da doença também podem ter filhos com problemas de visão.
Os exames de fundo de olhos serão realizados durante todo o sábado no único posto de saúde da cidade pelos médicos oftalmologistas Cláudio Silveira e Cristina Muccioli. A Secretaria de Estado da Saúde informou que um relatório parcial da situação do município no dia 29 de abril mostrou 425 casos confirmados da doença. Segundo o pesquisador Cláudio Silveira, na primeira visita feita na cidade em janeiro deste ano, o resultado parcial da pesquisa demonstrou que pelo menos 10% dos infectados apresentaram algum tipo de lesão nos olhos. ‘‘Pode ser que nesta visita o índice aumente para 20%’’, disse Silveira.
O pesquisador, que é de Erechim (RS) - município de 90 mil habitantes, onde a toxoplasmose é considerada uma doença endêmica - afirma que 80% da população daquele município teve contato com a doença. Em consequência disso, 20% dos infectados apresentam a retinite que na modalidade crônica provoca a perda progressiva da visão. Silveira diz que, no caso dos bebês de Santa Isabel do Ivaí, o tratamento precoce e contínuo por um ano pode limitar o avanço da doença e evitar a cegueira total.
Silveira acredita que os bebês terão que utilizar óculos especiais com poder de lupa. ‘‘Ainda é difícil saber o tanto que eles (bebês) enxergam ou podem enxergar’’, diz o pesquisador. Segundo ele, com a pesquisa será possível descobrir também o grau de agressividade do protozoário de Santa Isabel do Ivaí. ‘‘São várias as famílias do protozoário causador da toxoplasmose e algumas são mais agressivas para a visão’’, completa.

mockup