Médicos preparam ação contra arteriosclerose
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de novembro de 1997
Curitiba 
Hábitos errados de alimentação, bebidas alcoólicas, cigarro e pressão alta são as principais causas da arteriosclerose - doença causada pelo entupimento de artérias que afeta entre 2% a 10% da população brasileira. Para orientar sobre as formas de prevenção da doença, médicos curitibanos estão organizando uma campanha com palestras e cursos acessíveis à população de baixa renda.
Queremos divulgar procedimentos simples que podem auxiliar a prevenir a doença, disse o médico Elias Abrão, chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Cajuru. A campanha ainda não tem data marcada, mas deve ser realizada até o final do ano, incluindo material de divulgação e eventos em escolas, sindicatos e associações de bairro.
Elias Abrão observa que, apesar de a arteriosclerose ser comum nos países ricos, a população brasileira tem um alto índice da doença em função da alimentação incorreta.
Os principais vilões entre os alimentos são as frituras (com grande quantidade de óleo, azeite ou banha) e carnes com alto teor de gordura. Mudanças pequenas nos hábitos - como dispensar a pele do frango ou utilizar pequenas quantidades de óleo, sem reutilizá-lo - podem contribuir muito para evitar o aparecimento da arteriosclerose.
Segundo o chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Cajuru, a doença é mais comum em pessoas acima dos 30 anos de idade, mas também pode aparecer em crianças e adolescentes quando há muito contato com frio e umidade.
Para quem trabalha ou mora em locais muito úmidos, recomendamos forrar o sapato com jornal, para aquecer, ou esfregar água morna nas extremidades e friccionar para estimular a circulação, explica Elias Abrão. Outra dica para aquecer o corpo é colocar uma garrafa com água quente e envolvida com um pano sobre a barriga.(G.P.)


