Médicos pesquisam saúde de motorista profissional
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 26 de maio de 1997
Vânia Moreira, de Umuarama 
Mais de 300 motoristas profissionais que passaram sábado pelo posto da Polícia Rodoviária na PR-323, em Cruzeiro do Oeste (29 quilômetros a leste de Umuarama), foram submetidos a exames para detectar problemas de visão e identificar síndrome da apnéia do sono, doença geralmente relacionada ao ronco.
Entre os motoristas avaliados, os oftalmologistas encontraram casos preocupantes. Uma mulher, que não quis ser identificada, com apenas 25% de visão no olho esquerdo, possui carteira de habilitação sem recomendação de que deve usar óculos. O pneumologista Igor Neri também descobriu muitos motoristas profisionais que roncam ou têm paradas respiratórias durante o sono. São pessoas que não dormem direito e tendem a ficar sonolentas durante o dia.
A mesma pesquisa será realizada em Cianorte e Maringá. Os resultados serão apresentados em congressos de oftalmologia e pneumologia.


