Lino Ramos
De Londrina
Especial para a Folha
Os médicos da Santa Casa de Londrina mantém a suspensão ao atendimento pelo convênio da ParanáPrevidência, o antigo IPE. A informação foi dada pelo diretor-clínico da instituição Miguel Alves Pereira Júnior, mesmo com a postura da superintendência da instituição em manter o atendimento temporário enquanto aguarda uma posição do governo sobre a dívida com os hospitais.
Miguel Alves Pereira Júnior afirma que a posição da superintendência diz respeito ao atendimento hospitalar e que a suspensão do atendimento ao paciente foi tomada pelos cerca de 250 médicos da Santa Casa há 30 dias. Para ser atendido o paciente terá de pagar os honorários previstos na tabela do IPE, e depois tentar o ressarcimento junto ao governo. Não será negado atendimento em casos de urgência e emergência. ‘‘Enquanto não se retomar o pagamento, vamos atender mediante o pagamento pela tabela’’, afirma Pereira Júnior. Sobra ao conveniado do IPE a opção pela fila do Sistema Único de Saúde.
Segundo o diretor-clínico da Santa Casa, os médicos não tiveram nenhuma informação de quando irão receber pelos honorários, em atraso desde janeiro deste ano. Ele considera o repasse de R$ 50 mil feito pelo governo à Santa Casa muito pouco e lembra que essa verba foi enviada à instituição e não ao corpo clínico.

mockup