Londrina

Dorico da SilvaDesempenho seguroCláudio Antonalia em palestra: ‘A prevenção é arma contra as doenças profissionais’- O empresário deve investir em segurança e saúde do trabalhador, pois esses dois itens vão refletir no resultado da empresa.
á- É inviável separar qualidade (do produto) de segurança e saúde (do trabalhador).
Com essas observações, o médico Cláudio Antonalia deu início, na manhã de ontem, ao curso sobre Benefícios da Qualidade de Segurança e Saúde no Trabalho. Promovido pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o curso prossegue hoje no anfiteatro do Hospital Universitário. A palestra de hoje será dirigida a empresários.
Diretor de uma empresa de consultoria em segurança e medicina do trabalho, e médico do Núcleo de Reabilitação Profissional do INSS, em Jundiaí (SP), Antonalia afirma que o trabalho em segurança do trabalho deve ser abrangente. É uma ação que depende do envolvimento da gerência de recursos humanos, da engenharia de segurança do trabalho e do setor de produção. ‘‘A desarmonia nesta equipe favorece acidentes de trabalho.’’
Uma equipe que trabalhe com objetivos claros, em harmonia, diagnosticando as situações de risco, segundo Antonalia, pode evitar uma série de problemas. ‘‘Se o gerente de recursos humanos tiver uma visão holística (totalizante), nosso trabalho será bom.’’
Atuando desde 1982 no núcleo do INSS, que procura recolocar vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais no mercado de trabalho, o médico não tem dúvidas de que a prevenção é a melhor arma também contra as doenças profissionais. ‘‘Depois de instaladas as doenças tem que remediar. No Brasil, só quando aparecem é que se vai tentar resolvê-las’’.
O Núcleo de Reabilitação Profissional de Jundiaí atende em média 50 casos por mês, 60% deles são de portadores de Lesão por Esforço Repetitivo (LER). A doença ocupacional é causada pelo excesso de trabalho muscular.
Antonalia destacou a importância de pausas, após 50 minutos de atividades com os membros inferiores, de no mínimo 10 minutos cada. Essas pausas, associadas a ginástica das mãos, podem diminuir os efeitos da LER.

mockup