Milhares de comprimidos vencidos, para diversos tipos de tratamentos, estão jogados num terreno baldio no fundo do Jardim San Rafael (Zona Leste) na tarde de ontem. A equipe da FOLHA encontrou a enorme quantidade de medicamentos exposta à luz do sol e chuva próximo à comunidade onde dezenas de crianças brincam diariamente. Algumas delas chegararam a exibir o material à reportagem, segurando os vidros e as cartelas deterioradas pelo tempo.
Um dos moradores da Rua Ingazeiro, em frente ao terreno onde os remédios foram jogados, disse ter ouvido que o material foi descartado por um homem viciado em drogas, morador do Jardim Nossa Senhora da Paz (Zona Oeste). ''Eu já vi também um catador de papel despejar isso aí'', comentou o homem, que preferiu não se identificar.
As cartelas estavam com datas de vencimento de 2007 e na maioria delas constavam informações de serem adquiridas pelo Ministério da Saúde. Além de anticoncepcionais, penicilina, a reportagem encontrou também pequenos vidros com um pó branco, cuja identificação não foi possível confirmar porque a embalagem estava danificada e até mesmo pequenas seringas.
O gerente da Vigilância Sanitária de Londrina, Moacir Gimenes Teodoro, esteve no local ontem à tarde, após ser comunicado pela FOLHA. Segundo relatos de moradores à equipe da Vigilância, o material estaria naquele local há mais de ano e que crianças teriam levado para aquele local. ''Eles nos falaram que um homem usuário de droga teria deixado os remédios embaixo de uma mangueira e com o tempo as crianças foram levando para o outro lado. É algo extremamente grave pois o medicamento vencido, e ainda mais sob a influência do sol e do tempo, pode se tornar um verdadeiro veneno no organismo humano caso alguém venha a ingerir'', disse.
Teodoro se impressionou com a quantidade de medicamentos espalhados no local e recolheu algums amostras para tentar verificar a procedência do material. ''Tem alguns remédios ali que nem eu sei para que servem. Vamos analisar e solicitar uma equipe para ir até o local recolher aquele lixo e fazer o destino correto'', comentou o gerente da Vigilância, afirmando, porém, que essa retirada do material só acontecerá na segunda-feira.
Incêndio
Uma grande quantidade de pneus e peças de automóveis foram incendiadas próximo ao local onde foram encontrados os medicamentos, na tarde de ontem. Moradores do San Rafael afirmaram que alguém teria ateado fogo para limpar o pasto. O Corpo de Bombeiros foi acionado para ir até o local. A Força Verde seria acionada para autuar o responsável por crime ambiental.

mockup