Medicamento contra o câncer já
é usado no Paraná há seis meses
‘Em menos de 20 dias
a pessoa já sente
menos dor e come
melhor’, diz médico
Anna Camanducaia
Um novo medicamento contra o câncer está sendo usado no Brasil para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e impedir o avanço da doença. O Canova - um método homeopático argentino - pode estacionar o desenvolvimento do câncer, além de diminuir a dor, aumentar o apetite e melhorar o estado de ânimo dos doentes. ‘‘Em sete ou até 20 dias, a pessoa já sente menos dor, come melhor e passa a ser mais estável emocionalmente’’, diz o médico holístico Celso Olavo Krieger, que acompanha doentes de câncer.
O Paraná é o pioneiro no uso do medicamento no Brasil. A opção chegou há seis meses. Hoje, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal, entre outros Estados, já usam o Canova. Ao total, 380 pessoas estão fazendo o tratamento no Brasil. No País, há cerca de 2 milhões de pessoas com câncer. Um estudo do Ministério da Saúde prevê 269 mil casos novos para este ano, sendo 140.705 em mulheres (53,8%) e 128.295 em homens (47,7%).
Krieger diz que o Canova é um método auxiliar aos tratamentos convencionais. ‘‘Quem tem câncer não deve abandonar o outros métodos com quimioterapia, radioterapia e cirurgia’’, afirma Krieger. ‘‘Os três têm como objetivo a destruição das células tumorais e da massa tumoral. E, quanto menor for o tumor, melhor será o funcionamento do Canova.’’
O tratamento com o Canova pode ser feito de três formas: injetável, por inalação e via oral. O uso é diário. O tempo de tratamento varia a cada caso. O Canova não tem efeitos colaterais. Como aumenta as defesas do corpo, diminui os efeitos colaterais dos tratamentos tradicionais.
Segundo Krieger, os resultados mais rápidos ocorrem nos casos de câncer de mama, pulmão e próstata. Nos casos com metástases ou nos quais a glândula supra-renal está comprometida, deve-se ter um cuidado especial com o tratamento. ‘‘O benefício se apresenta em 80% dos casos. Mas para cada tipo paciente há uma determinada resposta’’, diz.
O laboratório Canova do Brasilestá fazendo parceria com a Universidade Federal do Paraná para pesquisas sobre a doença. Segundo Krieger, o objetivo é o que todo mundo quer: achar a cura para o câncer.

mockup