Mau tempo provocou o cancelamento de voos em Londrina.
Mau tempo provocou o cancelamento de voos em Londrina. | Foto: Vítor Ogawa/Grupo Folha

O Aeroporto Internacional Governador José Richa, de Londrina, funcionou nesta segunda-feira (3) com restrições meteorológicas, operando por instrumentos. Na parte da manhã, de sete voos programados, três foram cancelados (42,86%). Os passageiros desses voos, que teriam como destino o Aeroporto Afonso Pena (São José dos Pinhais-PR), Aeroporto de Viracopos (Campinas-SP) e Aeroporto Internacional de São Paulo/Cumbica (Guarulhos-SP) tiveram de ser remanejados para outros voos ou precisaram embarcar em ônibus para fazer parte do trajeto por via rodoviária.

O engenheiro agrônomo Marcelo Roque, 48, é de Primavera do Leste (MT) e retornaria ao Mato Grosso nesta segunda-feira, no voo das 11 horas, para Guarulhos (SP), onde faria a conexão. “Mas devido ao mau tempo, o nosso voo foi abortado”, contou. A companhia aérea acabou fretando um ônibus para levar os passageiros a São José do Rio Preto (SP). “Vamos perder um dia. Não era o esperado, mas o que a gente pode fazer? A condição climática não depende de nós”, destacou.

Outro passageiro, o técnico de enfermagem aposentado Edilson Rodrigues, 53, também iria embarcar de Londrina rumo ao Mato Grosso, para o município de Alta Floresta (MT), e também teve de viajar em um ônibus rumo a São José do Rio Preto (SP). “Eu tinha oito dias de folga, agora vou perder um dia. Estou chateado, mas pior seria se eu estivesse a trabalho.”

O gerente de vendas Josemar Antônio Visquetti, 56, iria embarcar às 11 horas da manhã rumo a Guarulhos (SP) e de lá pegaria uma conexão para Salvador (BA), mas o voo foi cancelado. “A viagem é a trabalho. Perdi um dia de trabalho e vou perder uma diária de hotel, que já estava paga. A companhia aérea remarcou a passagem para outro voo e se não der certo novamente, irá pagar o hotel. O voucher de alimentação ela já nos forneceu”, comentou.

O meteorologista do Simepar, Rodrigo Lins, afirma que nos próximos dias ainda há possibilidade de pancadas de chuvas, mas a probabilidade de neblina irá diminuir conforme as temperaturas forem se elevando. “O que provocou a neblina foi uma frente fria. Nesta terça-feira (4), a mínima será de 18ºC e a máxima será de 27ºC. A temperatura irá se elevar até quinta-feira, quando a mínima será de 20ºC e a máxima, de 29ºC. Fica o alerta para as chuvas de verão, que podem acabar atingindo a cidade”, disse.