Doze vôos foram cancelados ontem no Aeroporto de Londrina, que permaneceu fechado por quase 11 horas devido ao mau tempo. Dezenas de passageiros atravessaram o dia esperando pela chance de viajar. A dona-de-casa Deise Rabetti, 38 anos, chegou ao aeroporto por volta das 8 horas. Junto com o marido e três crianças, ela pretendia embarcar num vôo da manhã para a cidade de Sinop, no Mato Grosso. ''Estamos fazendo uma viagem de férias. O empenho das companhias aéreas é grande, mas com esse tempo ruim a gente sabe que não tem jeito mesmo'', conformou-se. Para preencher as horas de espera, Deise resolveu passear no shopping com a família. Até às 17 horas, ela ainda aguardava no aeroporto.
Um dia inteiro de reuniões perdidas foi a consequência do fechamento para o bancário Júlio Pellizer, de 35 anos. ''Perdi metade do evento do qual iria participar em São Paulo. Agora só amanhã'', lamentou. Depois de passar oito horas no aeroporto, Pellizer já havia desistido de chegar ao destino de avião. Mas quando se preparava para seguir a São Paulo em uma van, perto das 16 horas, foi informado de que o vôo finalmente havia sido liberado.
O vôo 3771, da TAM, a princípio marcado para às 6h25, foi o primeiro a sair do aeroporto após a reabertura, operando por instrumentos. Já eram quase 17 horas quando decolou. Segundo a companhia, o avião de 150 lugares partiu lotado.
Somando o imprevisto desta quinta-feira, o aeroporto já passou mais de 150 horas fechado só neste ano. O coordenador de navegação aérea do Aeroporto de Londrina, Carlos Alberto de Souza e Silva, informou que seis, das 10 horas de paralisação de ontem, poderiam ter sido evitadas se o terminal contasse com o Instrument Landing System (ILS), aparelho utilizado para garantir pousos sob condições climáticas adversas.
Para instalar o equipamento, a prefeitura de Londrina está terminando a desapropriação de áreas próximas ao aeroporto. Depois de concluída essa fase, será preciso abrir licitação internacional para aquisição do ILS, que tem um custo médio de U$ 1 milhão. Silva estima que o equipamento esteja funcionando em um ano e meio.

mockup