Maternidades de Curitiba 'garantem' segurança
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de março de 2005
Andréa Bordinhão<br>Equipe da Folha 
Curitiba- Apesar da fragilidade da segurança ter ficado evidente no sequestro da bebê Gabriele do Hospital Evangélico, no sábado passado, algumas maternidades de Curitiba ouvidas pela Folha garantem que o sistema em funcionamento é bom e que o que aconteceu foi um fato isolado. A reportagem conversou com três maternidades da Capital, uma delas que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e todas asseguram que sempre estiveram preparadas para barrar qualquer pessoa que tente sair com um bebê sem documentação que comprove a maternidade.
''A mãe e o bebê só saem com a carteirinha do bebê e o segurança, que libera a catraca na porta de saída, não deixa sair sem conferir a documentação da mulher e da criança'', afirmou a chefe do serviço de enfermagem do setor de obstetrícia do Hospital das Clínicas (HC), um dos maiores de Curitiba, Paula Pereira. O HC atende gestantes de convênios médicos e do SUS. Segundo Paula, existe um balcão na entrada com secretárias, o que evita que estranhos entrem no local. Além disso, o setor tem uma saída própria, já que fica em um prédio separado das outras alas do hospital.
A gerente de enfermagem da Maternidade Curitiba, que atende particulares e convênio, Simone Rocco, destaca que as mães são orientadas sobre os horários que as enfermeiras realizam procedimentos como os bebês; a pulseira com identificação só é tirada depois que mãe e filho estão na porta de saída, e uma enfermeira acompanha a mãe até o portão de saída. ''Revistamos até bolsas ou sacolas que possam caber um bebê dentro'', garantiu Simone.
''Somos muito rígidos com visitas e a mãe e o bebê só passam pela saída depois de todos os documentos e a pulseira serem conferidos pelo segurança'', afirmou a gerente-administrativa da Maternidade Santa Brígida, Maria Cristina Checchia.
O Hospital Evangélico preferiu não se pronunciar sobre eventuais mudanças no sistema de segurança. Curitiba conta hoje com cerca de 20 maternidades, nove delas ligadas ao SUS.


