Depois de um ano e três meses de reformas e ampliações a Maternidade Dona Fraquita da Santa Casa de Bandeirantes (34 quilômetros a leste de Cornélio Procópio) foi reinaugurada ontem pela amanhã. O investimento, de cerca de R$ 130 mil, foi custeado pelo Ministério da Saúde, clubes de serviço e empresariado local. O secretário estadual de Saúde, Armando Raggio, e outras autoridades participaram da solenidade de inauguração.
A maternidade conta agora com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, centro obstétrico, berçário patológico e alojamento conjunto (onde os recém-nascidos podem permanecer com as mães). Todos os apartamentos também foram reformados. A obra passou de 300 metros quadrados para 510 metros quadrados.
Segundo a administradora do hospital, Marina Hasegawa, antes das obras a maternidade não tinha condições de oferecer atendimento qualificado aos pacientes. ‘‘O prédio estava precário e oferecia risco às mães e aos bebês. Com essa obra teremos meios de oferecer atendimento de qualidade tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) como particulares’’, ressaltou.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos do ReforSUS num total de R$ 84 mil. A maternidade tem cinco leitos para pacientes particulares ou conveniados, um leito para gestante de médio risco, oito alojamentos conjuntos, um berçário patológico e um leito de UTI.

mockup