Maternidade é eleita a melhor do Sul
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de março de 2007
Reportagem Local 
A Prefeitura de Londrina receberá hoje, no Dia Internacional da Mulher, o ''V Prêmio Galba de Araújo'', oferecido pelo Ministério da Saúde para destacar hospitais que mais investem no parto normal e atendimento humanizado a gestantes e bebês.
A solenidade está marcada para as 10 horas, quando o gerente da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Rodrigo Rosseto Avanso, receberá a estatueta de uma mulher grávida, feita em bronze e mármore, para simbolizar a premiação. Em fevereiro, o Ministério da Saúde enviou à maternidade a placa comemorativa ao prêmio, além da premiação em dinheiro, no valor de R$ 50 mil, que será revertido em melhorias ao hospital.
De acordo com o gerente da maternidade, o prêmio é uma coroação ao esforço e empenho de toda a equipe que trabalha na área de obstetrícia na cidade. A maternidade já havia sido selecionada como a melhor, na etapa estadual, nas últimas três edições do prêmio. Os números registrados em 2006 mostram que o hospital tem investido no estímulo ao parto normal. De janeiro a setembro do ano passado, a média de partos normais realizados foi em torno de 73%, bem acima da média nacional. Além disso, a maternidade também inovou no ano passado, oferecendo o serviço de registro das crianças no próprio hospital, antes de receberem alta. Até setembro, 1.754 bebês já haviam deixado o hospital com o registro de nascimento.
Desde que a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai começou a atender a população, em 1993, foram realizados 50 mil partos. Em média, são feitos entre 3.500 e 4 mil partos por ano, o que representa 70% do total de nascimentos ocorridos na cidade.


