Maringá vai criar canaletas exclusivas para ônibus urbano
Marcos Zanatta
De Maringá
As novas avenidas que serão abertas no Novo Centro de Maringá terão canaletas exclusivas para os ônibus do transporte coletivo urbano. O projeto da Secretaria de Transportes do município é criar alternativas para agilizar a passagem dos coletivos pelo centro, onde se concentra o movimento de veículos. A partir de junho ou julho, explica o secretário Sidney Telles, o terminal urbano será desativado. A concessionária do transporte coletivo de Maringá está introduzindo o passe eletrônico, que permite ao usuário fazer mais de uma viagem trocando de ônibus em qualquer ponto da cidade.
Sem o terminal e a necessidade dos passageiros terem um local para trocar de veículos, a intenção da prefeitura é fazer uma reestruturação total no sistema do transporte coletivo. O trânsito de veículos, garante Telles, não será alterado. Ele diz no entanto que existe a necessidade de adequar o tráfego dos coletivos para melhorar o escoamento total no centro. Hoje existem várias vias que deveriam agilizar o tráfego, funcionando como corredores do transporte coletivo, diz.
Um dos exemplos é a Rua Joubert de Carvalho, que faz a ligação do terminal urbano no sentido leste-oeste, recebendo mais de 80% dos coletivos da cidade. A primeira canaleta exclusiva para ônibus, prevê o secretário, será instalada na avenida sobre o túnel da linha férrea, que vai aliviar todas as vias no sentido leste-oeste, compara. A previsão é de concluir a avenida, que vai ligar os dois extremos da área central, até o final do ano. Telles garante que a via exclusiva sobre o túnel não vai interferir nas avenidas que cruzam o Novo Centro.
Segundo o secretário, o projeto visa agilizar o trânsito de chegada e saída da região central. Nossa proposta é acabar com os pontos onde já existe estrangulamento do trânsito, e fazer modificações em cima de necessidades futuras, diz. Um dos exemplos citados pelo secretário é a ligação da Avenida João Paulino de Vieira Filho, que corta o Novo Centro de leste a oeste, com a Avenida Paraná. Estamos modificando todo trecho para evitar os problemas detectados no local, disse. A João Paulino simplesmente terminava na Paraná, dificultando o acesso no sentido Zona 7 ao centro.





