Maringá testa radares a laser
A Secretaria de Transportes de Maringá iniciou ontem testes com dois radares norte-americanos a laser, que serão utilizados no controle de velocidade na área urbana. Um dos aparelhos, portátil, informa no visor a distância e a velocidade desenvolvida pelo veículo, mesmo que seja uma bicicleta.
O equipamento que despertou interesse nos técnicos da secretaria é um radar completo, com câmera e processador que emite fotos mostrando a placa do veículo, velocidade, local, horário e data. O aparelho pode ser ligado no acendedor de cigarros do carro de fiscalização e deslocado para qualquer local.
A vantagem do equipamento, segundo o chefe da divisão de tráfego do órgão, Gilberto Purpur, é que o veículo não precisa ser abordado durante a operação. Com isso podemos fiscalizar um número bem maior de motoristas sem necessidade de muitos homens, explicou.
A prefeitura pretende fazer um convênio com a empresa responsável pela importação do aparelho, a GHF Internacional, que também presta serviço de operação dos radares.
Os aparelhos móveis vão complementar o serviço realizado pelos radares fixos, que começam a ser instalados em alguns meses nos pontos de maior movimento da cidade. São 40 caixas e 10 radares do tipo pardal, que também emitem fotos com as informações necessárias para a multa.
Segundo o chefe da divisão de tráfego, antes de qualquer operação com os aparelhos será feita divulgação de alerta aos motoristas e a sinalização será reforçada nos pontos de maior movimento.Marcos NegriniControleO radar a laser emite foto com informações para legalizar a multa; aparelho será utilizado na área urbanaMarcos Zanatta





