Marcos Zanatta
De Maringá
A Prefeitura de Maringá criou a criação da Coordenadoria de Relações com a Comunidade, que tem status de secretaria, para viabilizar o programa de ‘‘orçamento popular’’. O lançamento do programa será no dia 14, durante solenidade na Câmara de Vereadores, reunindo lideranças dos bairros para apresentar a proposta. ‘‘Queremos a comunidade participando das decisões do próximo orçamento e defendendo os interesses de cada região da cidade’’, afirma Carlos Alberto de Souza, que vai chefiar a coordenadoria.
A primeira reunião com moradores será dia 23 de agosto, em local ainda a ser definido. ‘‘Queremos cobrir todos os bairros’’, disse Souza. Para isso, a cidade foi dividida em nove núcleos, oito urbanos e um rural. Cada núcleo terá dois representantes dos bairros integrantes, que terão a tarefa de mobilizar os moradores. Eles vão também dirigir o trabalho de listar as reivindicações de cada bairro e levar as prioridades para as reuniões. O prazo para concluir os trabalhos será dia 30 de setembro, quando o projeto do orçamento vai para a Câmara.
‘‘O trabalho que era realizado por alguns técnicos agora vai ficar a cargo de toda comunidade’’, explicou Souza. A participação popular na elaboração do orçamento faz parte do programa de governo do prefeito Jairo Gianoto (PSDB).

mockup