Maringá necessita de um reforço de mais 200 homens
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de setembro de 2001
Marta Medeiros<BR>De Maringá
O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), Erbt Afonso Pinto da Silva, disse ontem que a região de Maringá precisa de um reforço no efetivo de mais 200 homens. Erbt não quis divulgar o número atual de policiais no 4º BPM, por causa de uma orientação do Comando Geral da PM, mas a Folha apurou que são cerca de 700 homens, sendo 380 em Maringá. O batalhão é responsável por mais 23 municípios da região.
Segundo o comandante, a Secretaria de Estado de Segurança recebe periodicamente informação sobre os problemas decorrentes com a carência de policiais. Erbt afirma que para contornar a falta de policiais, o batalhão trabalha com uma escala de serviço ''bastante flexível''.
Para o comandante, o maior problema está no fato de que a PM não atende só ocorrências criminosas, mas tem uma atuação social que demanda um número superior de policiais. ''O volume de trabalho social e preventivo é grande e isso não podemos enquadrar como índice de criminalidade, mas de atendimento à população nas suas mais diversas necessidades'', explica Erbt.
