Maringá instala rada res móveis em ruas centrais
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de abril de 2000
Maringá instala rada res
móveis em ruas centrais
Marcos NegriniObjetivo dos radares não é multar, mas evitar os acidentes
De Maringá
A Secretaria de Transportes de Maringá implatou radares móveis para flagrar veículos em alta velocidade pelas ruas da cidade. Já existem equipamentos de fiscalização eletrônica fixos em pontos estratégicos da cidade. Os móveis, segundo o secretário de Transportes, Sidney Telles, devem reduzir os índices de acidentes no perímetro urbano.
Telles explica que, mesmo com os pardais, muitos motoristas ainda abusam da velocidade nas principais avenidas da cidade. O objetivo não é multar, mas evitar os acidentes, disse. Segundo ele, os equipamentos móveis só estão sendo utilizados em avenidas onde há placas indicando sinalização eletrônica.
Os radares móveis foram instalados porque há um grande número de pedidos da comunidade para a instalação de novos equipamentos. A população gostou dos radares porque eles realmente têm forçado os motoristas a reduzir a velocidade, mas como é inviável a instalação em todos os pontos críticos, estamos alternando a fiscalização com os móveis, explicou. -
O principal problema em Maringá, conforme Telles, são as avenidas largas que propiciam o tráfego rápido. Muitos motoristas ainda não se conscientizaram sobre a necessidade de respeitar a velocidade máxima permitida e acabam colocando em risco a segurança no trânsito local, lamenta o secretário. Algumas vias perigosas na cidade onde estão sendo usados os radares móveis são a Avenida Colombo, Perimetral e Cerro Azul. Nos próximos dias, o objetivo é colocar sinalização nas avenidas Alziro Zarur, Pedro Taques, Alexandre Rasgulaeff e Contorno Sul.