Maringá inaugura hoje o quarto mini-hospital
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 06 de dezembro de 1996
Lucinéia Parra 
Será inaugurado hoje, às 20h30, o quarto mini-hospital de Maringá, no Jardim Pinheiro, com capacidade para realizar até 13 mil procedimentos por mês entre consultas médicas, atendimentos odontológico e enfermaria. A unidade tem 1.200 metros quadrados de área construída e atende às exigências básicas da Vigilância Sanitária, com consultórios maiores e melhor estrutura para desenvolver programas de prevenção de doenças.
O mini-hospital atenderá os moradores do Jardim Branca Vieira, Champagnat, Itaparica e Requião. Com a inauguração da nova unidade mista que terá capacidade para pronto atendimento, serão desativados os postos de saúde do Jardim Branca Vieira e Champagnat. De acordo com a chefe de planejamento da Secretaria de Saúde, Maria Tereza Resende, a expectativa é de que a partir do ano que vem seja implantado no Jardim Pinheiro o sistema de pronto atendimento, como já existe nos mini-hospitais Zona Sul e Zona Norte.
Inicialmente, o mini-hospital Jardim Pinheiro funcionará como um posto comum com atendimento de rotina nas áreas básicas. Entre médicos, dentistas, enfermeiros e funcionários do setor administrativo, a nova unidade contará com 25 servidores. Quando o pronto atendimento for implantado, o mini-hospital terá necessidade de 60 profissionais. A obra custou R$ 600 mil.
Há cerca de dois meses foi inaugurado o mini-hospital Jardim Iguaçu que também está funcionando como posto comum. A expectativa é de que os serviços de pronto atendimento sejam implantados nas duas unidades no ano que vem, caso o prefeito eleito, Jairo Gianoto (PSDB) dê continuidade ao programa.
Até o final deste mês, será inaugurado o mini-hospital Jardim Quebec. Vamos entregar os cinco mini-hospitais, mas caberá ao futuro prefeito dar continuidade ao projeto e decidir pela implantação do pronto atendimento, explica Maria Tereza.


