Maringá faz parceria com cidade da Itália
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 29 de maio de 2000
Lucinéia Parra De Maringá
O prefeito de Maringá Jairo Gianoto (PSDB) e o prefeito de Caserta (Itália), Luigi Falco assinaram ontem de manhã, em Maringá, o convênio de coirmandade. Empresários e autoridades locais, além de 18 representantes da comitiva italiana que está em Maringá desde a semana passada, participaram da solenidade. Antes dos discursos e da assinatura, os convidados assistiram a vídeos sobre as duas cidades.
O setor de educação deverá ser o grande beneficiado pelo convênio, de acordo com Gianoto. Caserta é a sede da Universidade e das Escolas Superiores da Administração Pública na Itália e tem interesse em conhecer o sistema maringaense. Um dos projetos, tanto por parte da administração de Caserta quanto de Maringá, é firmar parcerias para futuros intercâmbios com a Universidade Estadual (UEM). A coirmandade, conforme Gianoto, vai melhorar as relações entre os dois países no campo da educação e cultura e também no comercial.
O convênio foi assinado depois que alguns empresários italianos conheceram o material de divulgação sobre Maringá que foi levado para Caserta pela arquiteta Rosa Maria Loureiro, da Secretaria de Transportes. O prefeito de Caserta, Luigi Falco ficou impressionado com a beleza, desenvolvimento e potencial de Maringá e região, e manifestou interesse em uma parceria com a cidade.
Localizada a 50 quilômetros de Nápoles, Caserta tem quase 300 mil habitantes e uma economia voltada para a agricultura, agroindústria e comércio. O turismo também é forte na cidade, que preserva obras iniciadas em 861, no século IX. Uma das suas principais atrações é um palco, semelhante ao de Versalhes, na França, que demorou 33 anos para ser construído. Além disso a cidade é conhecida pelas torres e igrejas que possui.