Marido se apresenta e afirma que desespero levou mulher ao suicídio
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de novembro de 1996
Paulo Ubiratan 
O aposentado Silvio de Mello, 54 anos, se apresentou ontem no 2º Distrito Policial (DP) e, em depoimento ao delegado José Antonio Zuba de Oliva, afirmou que sua mulher, Izabel Lázaro de Mello, 43 anos, se suicidou, pulando do pontilhão da avenida Celso Garcia Cid, que passa sobre a avenida Dez de Dezembro (Via Expressa). Ele disse que tentou salvar a vida dela, mas não conseguiu. Os dois filhos do casal, Sidney e Valdney de Mello, estiveram ontem no 2º DP e disseram que o pai os está ameaçando de morte caso deponham contra ele. O acusado não quis falar com a imprensa.
Segundo as alegações de Silvio de Mello, ele e a mulher foram a um escritório de advogacia para dar entrada nos papéis para a separação, mas na volta ela teria se arrependido de tê-los assinado. Segundo o acusado, o desespero de ter que se separar teria levado Izabel ao suicídio. O advogado Carlos Kita, que preparou os papéis da separação do casal, disse ao delegado que não notou nenhum desespero por parte da mulher. Por outro lado, uma testemunha que estava também na sala ouviu Silvio Mello ameaçar sua mulher de morte por diversas vezes. O casal retornava do escritório do advogado quando ocorreu a queda. Os filhos Sidney e Valdney disseram que tentaram acompanhar a mãe, mas ela não deixou com medo da truculência do marido contra eles. Os dois saíram de casa porque, segundo eles, o pai os agredia constantemente.
A separação do casal foi pedida por Izabel pois, segundo seus familiares, ela apanhava muito de Silvio de Mello. No início desse ano, Izabel chegou a registrar queixa na Delegacia da Mulher por maus tratos. Diversos vizinhos do casal estiveram no 2º DP para depor contra Mello. Eles disseram que ele é uma pessoa violenta e que, por banalidades, já havia criado confusão com a maioria deles.
O delegado Zuba, irritado com as declarações do acusado, afirmou que ele está mentindo e vai pedir sua prisão preventiva. Este senhor está faltando com a verdade, tumultuando as investigações para ganhar tempo e fugir. Ontem o delegado revelou à Folha que já tem outra testemunha-chave (não revelou o nome) que, de cima do pontilhão, viu Silvio de Mello virar a esposa e jogá-la na avenida Dez de Dezembro.
Outras duas testemunhas que estavam na Dez de Dezembro viram também quando Izabel Lázaro foi empurrada do pontilhão pelo marido - elas já depuseram na polícia. Antes da queda, as testemunhas observaram a briga do casal e os gritos da vítima pedindo socorro. Uma das testemunhas chegou a guardar e depois entregar à polícia o boné do acusado, que caiu junto com o corpo da mulher.


