Marido mata mulher grávida de nove meses a golpes de foice
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de janeiro de 1997
Do correspondente 
FAXINAL - Um homicídio, ocorrido na noite de anteontem, na Rua Tiradentes, área central da cidade, revoltou a população de Faxinal. A dona de casa Janete Marques de Oliveira, 20 anos, que estava no nono mês de gravidez, foi morta a golpes de foice pelo seu companheiro, o lavrador Aquiles Jeremias dos Santos, 30 anos.
O crime aconteceu às 19h40 e, alertados por vizinhos do casal, que vivia junto há cinco anos e tinha dois filhos, policiais chegaram ao local rapidamente. Ainda portando a arma do crime, o lavrador resistiu à prisão, investiu contra policiais militares e depois pedia que atirassem nele.
Após 30 minutos de negociação com o homicida, a polícia conseguiu detê-lo, mas já não havia mais tempo para socorrer Janete, que foi espancada com um pedaço de pau, sofreu ferimentos de canivete e dois golpes de foice, que foram fatais, atingindo o peito e o pescoço. Levada para o Hospital Municipal, os médicos ainda tentaram salvar a criança, que deveria nascer dentro de 20 dias, mas o feto também já estava sem vida.
Depois da prisão, moradores ensaiaram um linchamento, mas a polícia agiu rapidamente encaminhando Aquiles Jeremias dos Santos para a Cadeia Pública, de onde deve ser transferido nas próximas horas devido à interdição do prédio.
Segundo o delegado Gérson de Almedia Santos, o lavrador contou no depoimento que começou a discutir com a mulher por desconfiar que estava sendo traído. Ele argumentou que amigos diziam que ele não era o pai dos dois filhos de Janete e nem do terceiro que estava para nascer.
Familiares do casal também prestaram depoimentos e confirmaram que Aquiles sofria de problemas mentais e que às vezes era violento ou fazia coisas fora do normal. O delegado, que tomou o depoimento do lavrador, confirmou que ele realmente apresenta sinais de desequilibrio mental. Janete Marques de Oliveira e o filho foram velados na Capela Mortuária Municipal e enterrados ainda ontem no Cemitério de Faxinal. Os dois filhos do casal, de 2 e 4 anos, foram entregues a familiares da mãe.


