Márcio Amaro é o novo delegado-chefe de Londrina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Mariana Guerin 
O secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho, anunciou ontem mudanças no comando da 10ª Subdivisão Policial (SDP) de Londrina: no lugar do atual delegado-chefe, Sérgio Luiz Barroso, assume o delegado-chefe da 9ª SDP, de Maringá (Noroeste), Márcio Vinícius Ferreira Amaro. Barroso deixa Londrina depois de cinco anos na chefia da Polícia Civil e ainda este mês deve assumir o cargo de delegado-chefe da 12ª SDP, em Jacarezinho (Norte Pioneiro), até então comandada pelo delegado Rogério Antônio Lopes, que irá assumir o comando da 6ª SDP, de Foz do Iguaçu (Extremo-Oeste).
As transferências acontecem um dia depois do secretário anunciar mudanças no alto escalão da Polícia Civil do Estado, com a nomeação do novo delegado-geral Marcos Vinicius Michelotto, e da Polícia Militar, que terá como comandante-geral Marcos Teodoro Scheremeta. A portaria com as mudanças nas delegacias paranaenses deve ser publicada no Diário Oficial do Estado ainda esta semana.
Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) informou que a mudança nas chefias das subdivisões policiais é comum e acontecem, em média, a cada dois anos, para oxigenar a rotina de trabalho nas delegacias.
''Dever cumprido''
Sérgio Barroso assumiu o posto de delegado-chefe da 10ª SDP em janeiro de 2006 e, depois de cinco anos, avalia sua atuação no combate à criminalidade em Londrina como positiva: ''Avaliação quem tem que fazer é a comunidade. Eu saio com a sensação de dever cumprido, sabendo que fiz o melhor que pude''.
Segundo ele, Londrina obteve bons resultados em 2010, com baixa no índice de criminalidade em geral. ''O número de homicídios caiu 18%, assim como cairam os índices de furto e roubo de veículos. O índice de resolução de homicídios superou 80% e todos os latrocínios foram solucionados'', destacou Barroso, citando ainda a reforma das unidades prisionais, ''que se tornaram um local de trabalho mais aprazível para os funcionários e vítimas''.
''Só tenho a agradecer a cidade pelo apoio nesses cinco anos. Foi uma honra conduzir a 10ª SDP e sei que quem me sucede conhece bem a cidade'', concluiu o delegado, informando que pretende conversar com o delegado Márcio Amaro o quanto antes, para definir a data de transmissão da função. ''É um ciclo que se fecha e outro que começa. Vou trabalhar em Jacarezinho com a mesma dedicação e seriedade que atuei em Londrina.''
Márcio Amaro, 46 anos, iniciou carreira na Polícia Civil em 1993, em São Jerônimo da Serra (Norte). De março de 1993 a setembro de 2000 foi delegado titular da Delegacia Regional de Porecatu (Norte) para, em seguida, assumir a delegacia operacional de Londrina até novembro de 2005. Na cidade, foi o primeiro delegado a comandar o setor de homicídios.
Amaro foi delegado adjunto de Londrina antes de ser transferido para Foz do Iguaçu, onde atuou de novembro de 2005 a julho de 2008, quando assumiu o cargo de delegado-chefe de Maringá.


