Um operário morreu ontem pela manhã em uma empresa de beneficiamento de arroz, localizada na Avenida Tiradentes (Zona Oeste de Londrina), enquanto trabalhava na retirada de uma máquina. Segundo o Corpo de Bombeiros, João Brito de Lima, 44 anos, foi atingido na cabeça por um equipamento que pesa cerca de 200 kg e teve morte instantânea.
O sargento Luiz Wanderlei Felix dos Santos informou que o acidente ocorreu por volta das 11h30, em um armazém de cereais da empresa. Lima estaria fazendo a remoção do equipamento conhecido como ''chopim'', uma máquina fixada sobre um tripé móvel que é usada para fazer a transferência de cereais de um local para outro. Conforme o sargento, o equipamento teria caído sobre a cabeça do operário e causado traumatismo craniano e fratura de pescoço. ''Quando chegamos, ele já estava em óbito e não deu para fazer nada'', lamentou o bombeiro.
O perito do Instituto de Criminalística que atendeu a ocorrência, José Denilson dos Santos, explicou que o operário foi atingido enquanto tentava remover o equipamento para instalá-lo em outro local. Santos cogitou duas hipóteses iniciais para o acidente: as hastes que sustentavam o equipamento podem ter escorregado por causa dos restos de cereais que havia no piso do armazém; ou houve falha na execução do serviço. O perito ainda estudava, na legislação específica, a necessidade de a vítima estar usando equipamentos de proteção individual. ''Mas ali, no máximo, ele poderia estar com luvas e capacete, o que infelizmente não deveria alterar o resultado do acidente'', concluiu.
Um familiar da proprietária da empresa informou que Lima trabalhava e morava no local há cinco anos com a mulher e um filho adulto e que era bastante querido por todos. Ele teria a experiência exigida para a função mas ontem teria decidido movimentar o ''chopim'' sozinho quando o correto seria ele ter pedido ajuda de mais um funcionário.

mockup