Desde o dia 29 de maio até o início de julho, soldados e cabos do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) relembraram, em dois módulos, noções sobre técnicas de Polícia. Atualmente, eles estão estudando Relações Públicas e Humanas e Primeiros Socorros. ‘‘A nossa atividade é basicamente de inter-relacionamento, é muito importante o trato com o público’’, afirma o oficial de Planejamento de Operação e Instrução do Batalhão, capitão Altivir Cieslak.
Ele destaca que o trabalho do policial oscila muito e é preciso saber lidar com a comunidade em todas as situações. ‘‘Em um determinado momento, ele está prestando informações a um cidadão e, logo em seguida, vai atender uma ocorrência policial. Em todas as situações, ele não pode ser omisso ou injusto no trato com o público’’, afirma.
Além de relembrar qual deve ser a atitude perante várias situações, o manual recomenda ainda ao PM qual deve ser sua conduta como cidadão. ‘‘Ele é policial 24 horas por dia. A sua atitude vai ser sempre observada por todos. Ele tem que ter uma boa conduta porque a própria população cobra muito isso’’, justifica. A avaliação sobre este módulo está marcado para o dia 31 de julho.
Os próximos módulos serão sobre matemática, geografia e história do Paraná, língua portuguesa, interrogatório de campo, noções de direito, técnicas e táticas de tiro no serviço, cargas perigosas, direção defensiva, trânsito e defesa civil.

mockup