Manoel Ribas teme demora no repasse
Um dos três municípios paranaenses que estão com Situação de Emergência (SE) decretadas, Manoel Ribas, no Centro do Estado, teme que haja demora no repasse de recursos para a reconstrução de pontes e moradias destruídas ou danificadas pelas chuvas da última semana.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Augusto Darcim, em 2009, os recursos acabaram devolvidos à União porque chegaram um ano depois do envio da documentação da Prefeitura para Brasília. ''Quando o dinheiro chegou, já tínhamos reconstruído as pontes e os bueiros com recursos próprios'', conta o secretário. O decreto de SE foi publicado na sexta-feira passada. Nova Tebas e Iretama, na mesma região, também já publicaram o decreto. Mais de 20 mil pessoas de outros 24 municípios foram afetados.
A situação em Manoel Ribas é estável, as águas baixaram e os desalojados já voltaram às casas. As 11 famílias desabrigadas estão pernoitando em residências de parentes ou amigos. O município já recebeu ajuda da Defesa Civil estadual. Foram distribuídos cestas básicas e cobertores.
O prejuízo total do transbordamento dos rios no município chega a R$ 700 mil. São 35 pontes destruídas ou danificadas, além de 56 casas avariadas ou completamente destruídas. (Com Agência Estado)





