Uma passeata pelo resgate de cidadania, saúde e educação gratuita marcou ontem o quarto dia do 20º Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (Eneen). A manifestação, reunindo cerca de 300 universitários, percorreu o calçadão e a rua Sergipe (centro). O Congresso Estudantil, com o tema A Enfermagem Resgatando a Cidadania Através da Formação Acadêmica, está sendo promovido pela Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (Eneenf)
Ao todo, 800 universitários de 45 instituições de ensino superior, de seis Estados. estão inscritos no evento que prossegue até o dia 12, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). ‘‘Entendemos que nossa função não é só cuidar da doença, mas também orientar no resgate da saúde geral das pessoas. E isso passa necessariamente pela garantia dos direitos básicos de acesso à saúde e educação , explicou Alessandra Chicarelli, da comissão organizadora do evento.
Eles gritavam eslogans como: ‘‘Saúde e Educação gratuitos e com qualidade’’. ‘‘Dinheiro para banco, não! Cadê os recursos da Educação?’’ Alessandra Chicarelli explica que 70% dos profissionais de enfermagem na ativa são absorvidos pela rede pública de saúde - postos de saúde e hospitais. ‘‘Nós trabalhamos diretamente com a população, vemos de perto a situação de carência em que vivem e percebemos que as pessoas perderam a noção de seus direitos, principalmente quando se trata das obrigações do poder público para com a comunidade.’’
Outra preocupação da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem é a possível privatização da saúde e da previdência no País. A privatização, denuncia Alessandra, criaria uma legião de excluídos, representando mais de 80% da nossa população, que não poderiam pagar um plano de saúde particular.
A importância do papel do profissional na mudança desse panorama social fez com que a Eneenf escolhesse o tema para este congresso. Durante os seis dias do evento, os universitários estão participando de debates sobre o tema do congresso, mudanças no currículo e apresentação de trabalhos científicos. Entre os temas a serem debatidos com maior ênfase está a valorização do profissional de Enfermagem.
‘‘Hoje, para a população em geral, o enfermeiro ocupa uma posição vaga na hierarquia de importância entre o médico e os funcionários que atuam na área de Enfermagem. Sofre as cobranças, mas não tem seu trabalho reconhecido’’, define Alessandra. Os baixos salários e a ‘‘desvalorização’’ do profissional, diz, levam 30% dos formandos a desistirem da profissão.