Manifestantes desocupam hidrelétrica da Copel
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 14 de julho de 1997
Sandra Mara Mendes Francisco Beltrão 
O movimento Acorda Chopim desocupou ontem a Hidréletrica Júlio de Mesquita Filho, no Sudoeste do Estado. Cerca de 200 famílias estavam acampadas na área desde o dia 6 de julho, reivindicando indenização da Copel para toda a área do distrito de Foz do Chopim, município de Cruzeiro do Iguaçu.
Depois de desocupar a usina, os invasores montaram acampamento nas margens da PR-473 para manter a mobilização e sensibilizar autoridades e a Copel. A proposta é dar uma trégua no movimento para negociar com a Copel, disse o secretário de Finanças e Planejamento de Cruzeiro do Iguaçu, Silvio Vigannó.
Uma reunião com representantes da Copel, amanhã, deve dar à comissão que representa as famílias uma oportunidade para exposição e negociação de propostas. Além de indenização para todos os moradores, o movimento pede reassentamento ou carta de crédito e tratamento igual dado aos municípios atingidos pela Usina de Salto Caxias. A indenização e reassentamento só estão garantidos para cerca de 50 famílias.
O distrito surgiu com a construção da usina e chegou a ter 11 mil habitantes. Agora, a população não passa de 1.400 pessoas.


