Curitiba Cerca de duas mil pessoas participaram, na tarde de ontem, de uma passeata organizada pelo ''Movimento Curitiba Sem Violência''. A movimentação começou na Praça Santos Andrade, centro da Capital, e terminou em frente ao Palácio Iguaçu, onde representantes do movimento foram recebidos pelo ouvidor e corregedor-geral do Estado, Luiz Carlos Delazari. A campanha foi organizada pelo deputado estadual Mauro Moraes (PL). Ele e outros representantes do movimento entregaram a Delazari um abaixo-assinado contendo mais de 100 mil assinaturas. O ofício dirige-se ao governador Roberto Requião (PMDB) e pede, basicamente, mais segurança em Curitiba.
De acordo com Moraes, a população curitibana precisa da reposição dos quatro mil policiais militares que foram afastados, demitidos ou se aposentaram e não foram substituídos. ''Nós também precisamos de mais policiais civis, cujo efetivo é o mesmo de 30 anos.'' O ato público também reivindicou a volta dos módulos policiais nos bairros, iniciando naqueles onde os índices de violência são maiores; o policiamento ostensivo em ruas comerciais; armamento mais sofisticado; o aumento de viaturas e o aumento de salários para os policiais.
Os manifestantes também estiveram na Prefeitura de Curitiba antes de irem até o Palácio Iguaçu. Lá, Moraes e outros representantes do movimento entregaram o mesmo abaixo-assinado, com mais duas reivindicações, ao prefeito Cassio Taniguchi (PFL). ''Nós pedimos ao prefeito a contratação de 1,5 mil guardas municipais para ajudar no patrulhamento da cidade. Pedimos também a permanência de guardas municipais nos semáforos, onde ocorre a maior parte dos assaltos'', disse o deputado.
Segundo Moraes, Delazari informou que o governo deve analisar as reivindicações assim que o governador retornar a Curitiba de uma viagem.

mockup