Manifestação mostra o perfil dos enfermeiros
Manifestação mostra o perfil dos enfermeiros
Lucilia Okamura
Dorico da SilvaPanfletagemEstudantes e professores de Enfermagem fazem passeata pelo centro: objetivo é informar sobre as atividades do profissionalCerca de 200 pessoas, entre professores e estudantes de Enfermagem, participaram de uma passeata ontem de manhã pelas ruas centrais de Londrina. A atividade, organizada pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon), faz parte da programação do Dia do Enfermeiro - comemorado em 12 de maio.
Durante a passeata, os participantes distribuíram panfletos sobre a profissão. Segundo a chefe do Departamento de Enfermagem do Cesulon, Elaine Rossi Ribeiro, a população em geral confunde muito o papel do profissional. Muitas pessoas ainda acham que a enfermeira é secretária de médico ou acompanhante de idosos, mas queremos mostrar que, na verdade, ela é um profissional de nível universitário e autônoma, explica a professora.
O tema das comemorações é Cesulon - Preparando Enfermeiros para o Novo Milênio. Elaine Rossi diz que o perfil do profissional tem mudado muito e rapidamente. Segundo ela, antigamente o enfermeiro era mais submisso e seguia o modelo biomédico - o currículo era voltado para disciplinas da área médica.
Hoje, o currículo tem disciplinas específicas para o curso de Enfermagem para formar um profissional mais criativo e independente, diz. Elaine Rossi observa que antes o enfermeiro atuava basicamente em hospitais e postos de saúde. Atualmente, o campo de trabalho é mais amplo e inclui, indústrias, creches, escolas, centros de pesquisa e setores administrativos da área de saúde.
Dentro da programação em comemoração ao Dia do Enfermeiro, está prevista para hoje a semifinal do concurso de frase sobre lavagem das mãos no controle das infecções hospitalares. Amanhã, às 19 horas, no Teatro Filadelfia (
avenida J.K., 1.626, centro) será realizada uma conferência com o enfermeiro Wilson Danilo, doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele falará sobre O Enfermeiro e a Enfermagem do Novo Milênio. As inscrições são abertas ao público.
O curso de Enfermagem do Cesulon foi criado em 1983 e neste período formou quase 400 profissionais. Segundo informações do Conselho Regional de Enfermagem, no Paraná existem 3.390 profissionais.





