Manicure e pedicure
Londrina – Inscrições abertas até dia 12 de setembro para o curso gratuito de manicure e pedicure, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. As vagas são direcionadas a mulheres maiores de 18 anos, que devem ter o 6º ano do Ensino Fundamental e renda per capita de até 2 salários mínimos. O curso será realizado de 9 de outubro a 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, na Casa da Mulher (avenida Máximo Peres Garcia, 340). Inscrições e informações pelo fone (43) 3378-0111.

Visto para yonseis
Londrina – O Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior) realiza a palestra "Mercado de trabalho no Japão para brasileiros e visto para yonseis (bisnetos de japoneses)" no dia 2 de setembro, das 14 às 16 horas, no auditório da Aliança Cultural Brasil-Japão (rua Paranaguá, 1.782). O palestrante é o professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP e presidente do Ciate, Masato Ninomiya. A entrada é gratuita e não é necessária a inscrição. Atualmente, os yonseis não possuem autorização para trabalhar no Japão, mas como o país precisará de mão de obra para executar as construções para as Olimpíadas de Tóquio, a autorização do visto de trabalho para os bisnetos pode ser uma solução.

Psiquiatria
Londrina – Inscrições abertas até dia 19 de setembro para a 10ª edição da Jornada Paranaense de Psiquiatria, promovida pela Associação Paranaense de Psiquiatria e que acontecerá dias 22 e 23 de setembro, no Centro de Eventos e Convenções do Aurora Shopping (avenida Ayrton Senna da Silva, 400). O evento é destinado a psiquiatras, médicos de outras especialidades, residentes e acadêmicos de medicina e psicologia, psicólogos e outros profissionais da área interessados em saúde mental. Dependência química em gestantes, autismo ao longo da vida e depressão periparto estão entre os temas que serão abordados. As inscrições devem ser feitas no http://jornada.psiquiatria-pr.org.br . Mais informações pelo fone (41) 3342-8809 ou pelo e-mail [email protected] .


Arquitetura e urbanismo
Londrina – Abertas as inscrições até dia 31 de agosto para a 12ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O evento, que acontecerá de 18 a 22 de setembro, é direcionado a estudantes da universidade e de outras instituições de Londrina e região. Serão realizadas palestras, oficinas, mesa-redonda e workshops sobre cenografia, arquitetura social e bioconstrução, entre outros temas. As inscrições devem ser feitas no www.uel.br/eventos .


Festival de teatro
Paranavaí – A Fundação Cultural está com inscrições abertas até dia 3 de setembro para o 9º Festival de Esquetes Teatrais. Podem participar crianças, adolescentes e adultos. Cada grupo (de no máximo 10 integrantes) pode inscrever apenas um esquete teatral, que deve ter no máximo 10 minutos de duração. As inscrições devem ser feitas no http://paranavaicidadepoesia.com.br/9o-festival-de-esquetes-teatrais/ . Mais informações pelo fone (44) 3902-1128.


Odontologia gratuita
Londrina – A Unopar (Universidade Norte do Paraná) realiza triagem para atendimento odontológico gratuito. Os pacientes serão atendidos pelos estudantes do curso de odontologia, sob a supervisão de professores especialistas em serviços dentários. A clínica oferece extrações, profilaxia, restaurações e tratamento de canal. O agendamento de consultas deve ser feito pelo fone (43) 3371-7767.

Inglês para viagem
Maringá – O Instituto de Línguas da UEM (Universidade Estadual de Maringá) está com inscrições abertas até 1º de setembro para o curso de Basic Survival - Módulo 1 (Inglês para Viagem). Podem se inscrever membros da comunidade interna e externa. O candidato deverá ter dois anos de estudos de inglês recentes, comprovados. As aulas começarão no dia 11 de setembro. Informações pelo telefone (44) 3011-4262.

Dança coral
Foz do Iguaçu – A Fundação Cultural, juntamente com a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), está ofertando vagas até dia 4 de setembro para o curso gratuito de dança coral. São 20 vagas. Inscrições e informações pelo e-mail [email protected] ou fone (45) 99984-0594.