Mais uma fazenda é invadida pelo MST em Terra Rica
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de outubro de 1998
Marcos Zanatta 
Cerca de 20 famílias sem terra invadiram ontem a Fazenda Nossa Senhora da Penha, em Terra Rica (57 km a oeste de Paranavaí). A fazenda, com 916 hectares, é a sétima área ocupada na região em menos de uma semana. A invasão de ontem, segundo a polícia, foi pacífica. Os sem-terra chegaram no local por volta das 11 horas e imediatamente começaram a montar as barracas nas proximidades da sede. Hoje, ruralistas e prefeitos do Noroeste se reúnem na Casa da Cultura de Terra Rica para tentar solucionar o problema das invasões na região.
Na terça-feira, os prefeitos de Paranavaí, Antônio Teruo Kato, e de Terra Rica, Cláudio Soletti, se reuniram com a governadora em exerício, Emília Belinati, para pedir uma ação do Estado contra a onda de invasões. A preocupação dos prefeitos, que estavam acompanhados de ruralistas, é a queda da atividade agropecuária e a desvalorização da terra em virtude das invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A onda de invasões foi retomada pelo MST na sexta-feira. Um grupo de 150 sem-terra ocupou a Fazenda São Joaquim, com 358 alqueires, em Terra Rica. No sábado, outras três áreas do município e mais duas em Querência do Norte foram invadidas. A polícia tem informações que os sem-terra que estão invadindo áreas na região são do Oeste do Estado. Os coordenadores do MST não quiseram falar sobre as ações do movimento e alegam que estão ocupando áreas em processo de desapropriação.


