Mais um bebê se engasga com o vômito
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de junho de 2012
Micaela Orikasa <br> Reportagem local 
Ao telefone, uma mãe desesperada solicitava a ajuda dos bombeiros para salvar o filho de 23 dias de vida. A ligação, registrada anteontem à noite, por volta das 23 horas, acionou rapidamente a equipe, que chegou à residência no Jardim Interlagos (Zona Leste) em menos de três minutos.
''A mãe estava com a criança no colo. Ela já estava cianótica (coloração azul-arroxeada da pele), pálida e em parada cardiorrespiratória'', lembra o cabo Sérgio Pereira de Brito, que conseguiu reanimar o bebê com a manobra RCP (Ressuscitação CardioPulmonar).
O bebê teria se engasgado com o próprio vômito, após ser amamentado pela mãe. Ele foi encaminhado em estado grave ao Hospital Universitário e transferido logo depois para a UTI Neonatal do Hospital Evangélico. A assessoria de imprensa do hospital informou que o bebê corre riscos, mas o quadro é estável. Na tarde de ontem ele respirava com auxílio de máscara de oxigênio e há suspeita de um quadro de broncoaspiração. Como também há suspeita de contaminação pelo vírus H1N1, encontra-se isolado das demais crianças.
A mãe tem outros dois filhos. O hospital informou que ela está acompanhando a recuperação do bebê, que apesar de inspirar cuidados, já voltou a receber leite materno.
Nos últimos quatro dias, três casos de engasgamento envolvendo bebês chamaram a atenção para os cuidados após a amamentação. Na manhã da última segunda-feira uma criança de três meses morreu asfixiada no Jardim Paraíso, em Apucarana (Norte). Ela teria se afogado com o próprio vômito e, quando os socorristas chegaram à residência, o menino já estava sem vida.
Dias antes, no sábado, um bebê de 15 dias também foi socorrido pelos bombeiros no Conjunto Farid Libos (Zona Norte), em Londrina, após se afogar com o vômito. Ele recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao hospital para observação.



