Mais quinze municípios passam usar cartão SUS
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de maio de 1999
Ana Maria Tonial 
Especial para a Folha
Quinze municípios da Região Metropolitana de Curitiba assinaram, ontem pela manhã, em São José dos Pinhais, convênio de implantação do cartão SUS com a promessa de atingir pelo menos 750 mil habitantes. Cada portador terá um código particular. Será uma espécie de prontuário de bolso que conterá todas as informações sobre a saúde do paciente. O primeiro passo é cadastrar a população com os R$ 145 mil enviados pelo Ministério da Saúde. Mais controle e acompanhamento melhor do atendimento são algumas das metas. Espera-se que o sistema comece a funcionar até o final do ano.
Para a implantação do projeto, mais R$ 1,4 milhão deve ser enviado pelo MS. O dinheiro será usado para a compra de microcomputadores e leitoras ópticas. Junto com o Paraná, os estados de Mato Grosso e Santa Catarina fazem parte deste projeto piloto. Curitiba, Campo Mourão e Pato Branco já assinaram o convênio no início do ano. Se os outros municípios da região metropolitana fizerem o mesmo, pelos menos três milhões de pessoas devem ser beneficiadas. Os pacientes serão cadastrados nos postos de saúde, mas depois podem usar o cartão em qualquer hospital, clínica ou unidade ambulatorial do Brasil.
Só depois do envio dos equipamentos é que os funcionários dos postos serão treinados, segundo a diretora do sistema estadual de Saúde, Márcia Huçulak. Atendimento mais ágil e descomplicado é o que prevê o trabalho que deve ser implantado em todo País em até dois anos.
Para o secretário de Estado da Saúde, Armando Raggio, os municípios devem ter consciência de que não só receberão como também enviarão pacientes para atendimento em outras cidades. O cartão tornará ainda mais claro o atendimento ambulatorial do Estado, diz. As prefeituras que assinaram ontem o convênio são das cidades de Agudos do Sul, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Campo Magro, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quatro Barras, Rio Negro, Balsa Nova, Campina Grande do Sul e São José dos Pinhais.


