Apucarana - O prefeito de Apucarana (Centro-Norte), Junior da Femac, alerta para o crescente número de casos de Covid-19 entre a faixa etária mais jovem no município. O boletim oficial do novo coronavírus que a Autarquia Municipal de Saúde divulga diariamente mostra essa tendência há semanas.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 60% dos casos de Covid em Apucarana  atinge pessoas de 19 a 39 anos
| Foto: Clevis Massolla - aen

No boletim de quarta-feira (9), por exemplo, dos 170 novos casos confirmados de Covid-19, 106 são de pessoas entre 19 anos e 39 anos, ou seja, 62,3%. Junior da Femac reitera o alerta que vem fazendo há meses, insistindo nos cuidados preventivos que devem ser adotados pela população, com o uso de máscara, higienização das mãos e, principalmente, evitando aglomerações. “Alertamos reiteradas vezes sobre o risco de colapso do sistema de saúde pública e agora com a chegada de novas variantes o quadro está se agravando e é indispensável reforçar os cuidados preventivos”, comenta o prefeito.

Ao mesmo tempo, ele enfatizou que todos os esforços estão sendo feitos, no sentido de que não faltem leitos para Apucarana. Conforme esclarece o prefeito, no atual estágio da pandemia, com esgotamento de leitos clínicos e de UTI, a consequência é a falta de mão de obra especializada, ou seja, de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais. “Não se trata de estrutura física e de equipamentos, não dispomos mais de profissionais para trabalhar”, assinala Junior da Femac, frisando que “a população precisa, definitivamente, compreender esse cenário perigoso, colaborar e preservar vidas.”

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1