Mais de 42 mil alunos retornaram às aulas na rede municipal
Novas instituições e aumento de vagas são novidades para 2020. Uniformes serão distribuídos no decorrer da semana, mas 30 mil jaquetas serão entregues até o final de fevereiro
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020
Novas instituições e aumento de vagas são novidades para 2020. Uniformes serão distribuídos no decorrer da semana, mas 30 mil jaquetas serão entregues até o final de fevereiro
Laís Taine - Grupo Folha 
Nesta terça-feira (4), 42.281 alunos da rede municipal de ensino retornaram às aulas. A novidade de 2020 é que novas unidades passaram a receber os estudantes, como a Escola Municipal da Warta (zona norte), e as cinco novas creches construídas no distrito de Lerroville (zona sul), jardim Tarumã (zona leste), jardim Belleville (zona norte), residencial José Bastos de Almeida (zona sul) e jardim Santa Cruz (zona norte). Esta última, com retorno marcado para a próxima semana. Os uniformes foram entregues em todas as unidades e serão distribuídos aos alunos ao longo das primeiras semanas, no entanto, 30 mil não receberão a jaqueta imediatamente, pois empresas contratadas pediram prorrogação de entrega para até o final de fevereiro.
Ao todo são 32.500 estudantes matriculados no ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, incluindo o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e 9.781 crianças na educação infantil. Destas, 4.909 estão matriculadas nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e 4.872 nos CEIs filantrópicos conveniados. “Todas as unidades começaram, tanto as do ensino fundamental, quanto as da educação infantil, incluindo as cinco novas creches, excetuando-se apenas a do jardim Santa Cruz, que está com tudo pronto, móveis, materiais, mas teve um problema de esgoto e vão começar as atividades na semana que vem”, explica a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.
Sobre os uniformes, a secretária explicou que todos os kits, que contam com camiseta de manga longa, camiseta de manga curta, bermuda, calça e jaqueta, foram entregues nas unidades, com exceção das jaquetas para algumas unidades. “Algumas escolas não receberam a jaqueta porque tivemos empresas que pediram prorrogação para até o final de fevereiro. São aproximadamente 30 mil jaquetas que não vieram, mas as outras 210 mil peças já foram entregues”, comenta. Cada instituição é responsável pela entrega aos alunos, mediante assinatura de recibo pelos pais.
O transporte e a merenda escolares, segundo a secretária, estão regulares. Cerca de 120 novos docentes foram contratados, ao todo são 4,8 mil professores na rede. O gerente de Matrícula e Documentação Escolar da secretaria, Junior Cesar Dias, afirma que a previsão é de que ao longo do ano 45 mil alunos sejam atendidos. “Muitas famílias ainda estão concluindo o processo de matrícula ou estão em mudança de cidade ou de residência no próprio município. Também há a migração anual da rede particular para a pública. As vagas aumentam, também, por conta das novas unidades que serão inauguradas ainda este ano. Existem de duas mil a 2.500 vagas que deverão ser preenchidas, entre todas as modalidades ofertadas pela rede municipal”, detalhou.
A rede tem vagas disponíveis nas turmas de P4 ao 5º ano, do CB ao C3 (zero a 3 anos), e também para a EJA. As famílias interessadas em realizar as matrículas devem procurar a escola mais próxima da própria residência munidos de documentos pessoais, certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência atualizado, atestado de vacinação e declaração de vaga em caso de transferência escolar. Caso não encontre vaga na unidade, será preciso procurar a secretaria ou, no caso da educação infantil, o contato pela Central de Vagas para cadastro. A Central de Vagas fica localizada na rua Benjamin Constant, 800 e informações sobre cadastros das crianças na creche podem ser obtidas no (43) 3375-0235.

Escola inicia as aulas com alambrado em lugar de muro
Em novembro do ano passado, a chuva forte acompanhada de vento atingiu a cidade e acabou derrubando o muro da Escola Municipal Norman Prochet, localizada na rua Bento Munhoz da Rocha Neto (zona sul). Agora, com o retorno das aulas, a escola tem um alambrado no local. “Tinha caído o muro e a secretaria colocou um alambrado, porque há um projeto de colocar gradis nas escolas. Eles colocaram nas férias, antes de a gente retornar. As aulas voltaram normalmente”, comenta a diretora da unidade, Margarida Cândia da Silva Lopes.
A diretora conta que inicialmente foi colocado um tapume, que também caiu com as chuvas, mas que a secretaria foi ágil na resolução do problema. "Eles colocaram os alambrados nas férias antes de a gente retornar. As secretárias voltaram dia 27 e o alambrado já estava instalado", afirma. Sobre a falta do muro, ela compreende a nova instalação como uma medida paliativa para que os recursos sejam investidos em um projeto melhor.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, fala que a escola está entre as unidades que podem ser contempladas com o novo projeto, que está em fase de análise. “A gente está fazendo um estudo para trocar, em alguns lugares em que é possível, o muro pelo gradil, que é bem bonito, utilizado em prédios novos, e assim a unidade passa a ter visibilidade. Como estamos estudando, não quisemos colocar o muro na Norman Prochet porque queremos que tenha mais visão do lago, é um lugar bonito, queremos substituir pelo gradil, que é uma espécie de alambrado", afirma. A secretária conta que o projeto está em fase de elaboração do Termo de Referência para a possibilidade de compra dos gradis e que outras escolas podem ser contempladas.


